sexta-feira, 7 de julho de 2017

Conheça o poder antioxidante da hortelã

Hortelã

Dona de um aroma único, a hortelã é uma das ervas mais usadas na culinária, acrescentando um toque de frescor aos pratos. Sua característica verde e vibrante traz também um toque exótico bem interessante.

Em sua composição, a hortelã é rica em ferro, cálcio, magnésio, potássio, sódio e nas vitaminas do complexo B e C. Sem mencionar que esta planta é antioxidante e auxilia na conservação do colágeno da pele e do cabelo.



O mentol, substância presente na hortelã, é usado no combate a bactérias e dores musculares, além de ser um ótimo anestésico.

A hortelã é uma excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o câncer de pele. A hortelã pode também ser aplicada como tratamento para acne e espinhas, devido ao seu efeito calmante e refrescante na pele.

Como Preparar o Chá de Hortelã
Ferva 500 ml de água e coloque folhas de hortelã. Deixe em efusão por 5 minutos, coe e beba. Tome até 2 xícaras de chá de hortelã por dia.

Podem ser facilmente cultivadas em qualquer recipiente e a presença delas em nossa horta é muito bem vinda, pois elas liberam substâncias voláteis (óleos essenciais) no ambiente, que possuem o efeito de repelirem insetos. Seus óleos são capazes de deixar mosquitos, moscas e formigas longe da horta.

Fonte de pesquisa: Viveiro orgânico de ervas