sexta-feira, 7 de julho de 2017

Sapatos - Vantagens e desvantagens

Eles são peças fundamentais no guarda roupa de qualquer mulher. O salto alto faz parte do universo feminino há décadas e a adesão só aumenta a cada dia. Mas o uso contínuo dos saltos pode trazer sérios problemas para a saúde, principalmente os relacionados à coluna. São considerados altos, os saltos acima de 15 centímetros. Os de 5 a 10 centímetros são medianos e abaixo disto são considerados baixos.



O salto alto é um grande aliado das mulheres, sendo usado por elas para melhorar a postura e o visual. A utilização do salto alto contribui com a auto-estima da mulher, a deixa mais bonita, mais feliz, com uma postura melhor, levanta o bumbum, torneia as pernas, entre outros.
Apesar de ser lindo, e muito utilizado pelas mulheres, há vantagens e desvantagens no uso do salto alto:


Desvantagens
Os desconfortos e dores são causados devido à pressão exercida na ponta dos pés. O uso dos sapatos de salto reduz a participação do calcanhar na sustentação do corpo, aumentando proporcionalmente a pressão embaixo dos dedos. Dependendo da frequência do uso de salto, os pés podem ficar calejados e até mesmo apresentar deformidades ósseas, como a joanete ou os dedos em garra. Além disso, podem surgir problemas na coluna e o encurtamento da musculatura posterior das pernas.

Vantagens
Além de deixar a postura de quem o usa ereta e as pernas poderosamente linda, o salto impede que elas fiquem inchadas. Segundo cirurgiões vasculares, o salto alto beneficia a circulação dos membros inferiores, mas é claro que quando usado com moderação e apenas em determinadas proporções. O salto ideal para que o uso seja benéfico, é em média o de 5 a 10 centímetros.

Dica importante
Em relação ao desconforto, eu recomendo variar na altura, intercalar o uso de sapatos com saltos mais altos e mais baixos, pois assim não "vicia" a musculatura. O alongamento dos músculos posteriores antes do uso previne dores e formigamentos.

Imagens de: http://www.liknti.com