quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Saiba porque você deve incluir a goiaba em sua dieta alimentar

A goiaba é uma fruta originária da América Central e do Sul e muito apreciada no Brasil e no mundo.
De polpa suculenta e sabor agradável, a goiaba é uma das frutas mais comuns nos quintais nordestinos, e pode ser de várias cores, as mais comuns porém, são a vermelha e a branca, mas existem também as rosas e amarelas.
A casca é verde ou amarelo claros, e seu formato oval ou arredondado. Suas sementes, distribuídas pela polpa, são comestíveis. Quando ainda está verde a fruta é bastante firme e conforme amadurece se torna macia e mais sensível.
Falaremos aqui sobre suas propriedades e benefícios ainda desconhecidos por muitos.

Propriedades da Goiaba

A goiaba é um "super alimento" o seu consumo traz inúmeros benefícios para a saúde pois ela é um Contêm minerais e vitaminas e quantidades consideráveis de fibras.

Uma goiaba, de tamanho médio, contém 54 calorias distribuídas da seguinte forma: 13 g de carboidratos, 1,5g de proteínas e aproximadamente 0,6 g de gorduras. Contém ainda uma quantidade bastante grande de fibras, cerca de 5g, não contém colesterol nem sódio.
A goiaba é extremamente rica em vitamina C, 100g contém 80 mg da vitamina, quase o dobro da recomendação diária pela legislação brasileira. O potássio também se destaca, pode chegar a mais de 400 mg em 100g, até mais do que a banana. A fruta contém ainda, vitamina A, licopeno e outros antioxidantes, que são extremamente benéficos contra os efeitos dos radicais livres.

-Ajuda na perda de peso

É verdade, esse é um dos benefícios da goiaba também. Pesquisas têm demonstrado que o consumo de frutas auxilia no controle e na perda de peso. A goiaba é um excelente exemplo disso. Ela contém vitaminas e minerais que auxiliam na saúde como um todo, mantendo seu organismo funcionando bem para conseguir queimar calorias. Além disso, contém uma grande quantidade de fibras, em 100g da fruta encontramos 5 g de fibras. Isso ajuda a aumentar a saciedade, consumo de menos calorias, retarda a absorção de carboidratos, evitando picos de glicemia que favorecem o acúmulo de gordura, além de prevenir a constipação. Trocar aquele lanche hipercalórico entre as refeições com pães, refrigerantes, doces e bolachas, por uma goiaba é a melhor opção para emagrecer e ainda ficar mais saudável. Claro que o emagrecimento ou não será determinado pela dieta como um todo, de acordo com as calorias ingeridas e queimadas, mas a goiaba pode ser uma excelente e saborosa aliada nesse processo. Basta associar seu consumo a uma dieta balanceada.

-Fortalece o Sistema Imunológico

A incrível quantidade de vitamina C encontrada na goiaba, cerca de 4 vezes mais que a laranja, ajuda a reforçar o sistema imunológico, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados.

-Excelente alimento para diabéticos

Esse é um dos incríveis benefícios da goiaba. Ela possui um baixo índice glicêmico e é rica em fibras. Esses fatores auxiliam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser muito bem controlados em pacientes com diabetes.
Estudos ainda apontam que a goiaba, além de auxiliar no controle, pode também ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

-Prevenção do câncer

Vitamina C, licopeno, quercetina e polifenóis. Todos esses compostos presentes na goiaba são potentes antioxidantes e fazem com que a fruta seja um poderoso alimento na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata, de mama, de pele, de cólon e pulmonar. Além disso, estudos utilizando extrato da fruta já comprovaram em laboratório atividade

-Pele Jovem e Saudável

Substâncias presentes na goiaba ajudam na manutenção da saúde e prevenção do envelhecimento da pele. Vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, formação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular. Comer goiaba periodicamente pode auxiliar no processo de combate a esses efeitos do tempo e do ambiente e te deixar com a pele mais jovem e saudável.

Propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas

As folhas da goiabeira, ainda possuem efeito anti-inflamatório e combatem infecções. Por isso o suco feito com elas pode ser usado para dores de dente e infecções bucais e outros tipos de inflamações.

Para que serve a Goiaba?


A goiaba é um fruto versátil que pode ser utilizado em diversas receitas. Doces de goiaba são bastante famosos, como goiabada, goiabada de colher, goiabada cascão, compotas e geleias. Uma dupla muito famosa é o queijo com goiabada, popular entre os mineiros. Porém as formas mais saudáveis de consumi-la é na forma fresca ou na preparação de sucos sem adição de açúcar. Pode ser adicionada como um toque especial a saladas de folhas e hortaliças. Toda a goiaba é comestível, inclusive as sementes e a casca, basta lavá-la bem antes de consumir.