quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Capim santo e seus benefícios

O capim-santo (Cymbopogon citratus) tem aplicações tão variadas quanto os muitos nomes que recebe!
Usado como analgésico e no tratamento gastrointestinal. O capim santo pode ser ingerido como um sedativo leve e é também indicada para auxiliar em problemas estomacais e na expulsão de gases além de ser um analgésico e um anti reumático natural.

Uso tradicional

Digestão, nervosismo, hipertensão, inchaço, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, aliviar dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, pé-de-atleta, analgésico suave, convulsões, diarreia, depurativo, aumentar a produção de leite materno, combater doenças do fígado, reumatismo, rins, stress, tensão muscular, limpeza de pele oleosa.
do de preparo Chá e o Suco

Como preparar o chá ou suco

Use as folhas frescas, colhidas na hora do preparo.

Chá: Pegue 4 a 6 folhas frescas e lave bem. Corte as folhas em pedaços pequenos numa xícara bem limpa. Derrame água que acabou de ferver em cima das folhas cortadas. Depois, cubra a xícara e deixe corar. Nunca ferva as folhas, pois elas perdem muito de seu efeito. Para preparar meio litro de chá, use 20 folhas. Essa quantidade dá para 4 xícaras. Tomar 2 a 3 vezes por dia. Caso precise poderá tomar um pouco mais.

Suco com limão: Triturar no liquidificador 40 folhas do capim-santo com 1 litro de água gelada e em seguida coar. Adicionar o sumo de 2 limões e açúcar a gosto. O Consumo deve ser imediato.

O uso é recomendado para pessoas acima de 12 anos, devido sua ação ansiolítica e sedativa.