sábado, 25 de novembro de 2017

CARAMBOLA (Averrhoa carambola)

A carambola Averrhoa carambola é uma árvore nativa da Indonésia e Índia, seu fruto é azedo e doce e possui grandes propriedades medicinais. Esta árvore também é cultivada em outras regiões do mundo, como Colômbia, Guiana, República Dominicana, Brasil, Estados Unidos, no sul da Flórida e no Havaí.

A fruta tem coloração verde e amarela e possui muitas vitaminas, minerais, antioxidantes e outros importantes nutrientes para a nossa saúde. É cultivada principalmente durante os meses de junho, julho e agosto e as suas formas de consumo são variadas e típicas de acordo com cada região.

Os benefícios da carambola

A riqueza de nutrientes da carambola proporciona inúmeros benefícios à saúde, dentre os quais podemos citar os seguintes:

Por ser rica em substâncias antioxidantes, o consumo regular da carambola pode retardar o processo de envelhecimento, combatendo os radicais livres que causam danos às células.

A carambola é rica em flavonoides que possuem efeitos anti-inflamatórios. Por este motivo, tem sido utilizada no tratamento de doenças de pele, como a psoríase e a dermatite atópica. Além das substâncias antioxidantes, a fruta também possui elevado teor de água, que ajuda a hidratar a pele, e propriedades anti-microbianas que atuam na prevenção da acne, espinhas e outras infecções de pele.

Rica fonte de fibra solúvel, a carambola ajuda a melhorar o processo de digestão, atuando nos movimentos intestinais e na prevenção da constipação.

Por ser uma fruta de baixo teor de açúcar, a carambola é uma boa escolha para pessoas que sofrem de diabetes

A carambola fornece quase 57% da necessidade diária de vitamina C e, por isso, atua no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra gripes e resfriados.

A carambola também auxilia no combate à febre e atua contra escorbuto. Além disso, as suas sementes trituradas são usadas como um sedativo em casos de asma e cólicas.

Algumas formas de consumo da carambola

Coma a carambola quando a casca estiver amarela.
Quando está madura, ela fica firme e tem a casca amarela vibrante.
Quanto mais amarela a casca, mais doce a carambola está. A carambola ideal é bem amarela com as pontas marrons.
Uma carambola tem aproximadamente 30 calorias. É uma fonte significativa de fibra, vitamina C, carboidratos e água.

Coloque carambola na salada de frutas.
Use fatias de carambola com outras frutas tropicais para criar uma mistura colorida de sabores doces e azedinhos.
Algumas frutas que combinam bem com carambola são bananas, morangos, kiwis, mangas, abacaxis, mamão papaia, uvas e frutas cítricas.
Você pode misturar a salada de frutas gentilmente com um vinagrete de limão, molho de laranja, mel ou calda de frutas para dar outra dimensão de sabores.
Para um toque ainda mais tropical, enfeite a salada de frutas com um pouco de coco ralado polvilhado.

Prepare uma bebida com o suco de carambola.
Para uma bebida não alcoólica, misture a carambola em purê com sucos de fruta simples ou água.
Misture 450 g de carambola com um pedaço pequeno de gengibre, 1 colher de chá (5 ml) de suco de limão, 4 copos (1 l) de água e açúcar ou mel a gosto. Coe o suco e sirva.
Coloque água com gás para fazer um spritzer não-alcoólico de carambola.

ATENÇÃO:

Se você tem problemas de rins, evite carambola. A fruta contém uma neurotoxina que rins saudáveis conseguem filtrar, mas rins danificados não conseguem.
Vá a um hospital se você sentir sintomas de "intoxicação por carambola" depois de consumir a fruta. Os sintomas incluem insônia, soluços, vômitos, dormência, convulsões ou diminuição da força muscular e confusão. Esses sintomas normalmente se manifestam de 30 minutos a 14 horas depois de consumir a fruta. Em casos raros a intoxicação por carambola pode causar até a morte.