domingo, 10 de dezembro de 2017

Os benefícios do tamarindo

O tamarindo é um fruto hipercalórico, ou seja, possui grande concentração de calorias em sua composição. Aliado a isso temos também altas doses de carboidratos, o que sugere que é necessário um consumo moderado.
Esse fruto oferece muitos benefícios à saúde que são:

Laxante natural

O tamarindo é considerado um laxante natural, o que ajuda as pessoas que sofrem com intestino preso. As fibras presentes na fruta fazem com que as fezes se movimentem de maneira mais fácil pelo trato intestinal, além de estimularem o suco gástrico, o que acelera a digestão.

O alimento também tem ação estimulante para a bile, o que ajuda a comida ingerida a ser dissolvida de maneira mais rápida. E por mais estranho que pareça, apesar de sua ação laxativa, estudos também já mostraram que o tamarindo pode ajudar no tratamento de diarreia crônica.

Fonte de ferro

Por ser uma boa fonte de ferro, o tamarindo pode ajudar na prevenção contra a anemia ferropriva, que é desenvolvida pela deficiência de ferro no organismo. Só é preciso ter cuidado para não exagerar e não acabar ganhando doses em excesso de ferro no corpo, o que origina outra doença, a hemocromatose.

Excelente para a circulação

O fato de ser rico ferro em sua composição faz com que a melhoria da circulação também seja um dos benefícios do tamarindo. É que ao ter uma boa dose de ferro no organismo, também há a garantia de que haverá a taxa adequada dos glóbulos vermelhos do sangue, que são responsáveis pela circulação de oxigênio para as diversas partes do corpo.

Ajuda o sistema nervoso

Por ser rica em vitaminas do complexo B, entre elas a tiamina – ou vitamina B1 – que é responsável por melhorar a função nervosa.

Para os músculos

A tiamina presente na fruta auxilia também o processo de desenvolvimento muscular. Ela ainda é fonte de proteínas, que são essenciais na reparação e construção dos músculos.
E por mais que não seja uma quantidade tão expressiva – são 0,06 g por unidade e 2,8 g a cada 100 g- para quem deseja o crescimento de massa muscular, é sempre bom adicionar alimentos que contenham doses do nutriente para acompanhar uma refeição completa com maior nível proteico.

O lado negativo do tamarindo

O tamarindo não é feito só de benefícios, em alguns casos é preciso tomar cuidado com o seu consumo para evitar alguns problemas de saúde. Um deles é a baixa pressão arterial que a fruta promove. Se baixar a pressão pode ser positivo para quem sofre com pressão alta, para quem possui pressão baixa, o efeito se torna um malefício.
O alimento também age como um diluidor de sangue, tornando-o mais fino, o que pode atrapalhar a diminuição do sangramento, caso algum acidente ocorra. Por isso, para quem toma aspirina ou algum remédio que promove a diluição do sangue, é importante não exagerar no consumo de tamarindo.

Suco de tamarindo

1 kg de tamarindo
1 litro de água
Açúcar a gosto

Modo de fazer

Descasque o tamarindo
Coloque em uma tigela e acrescente a água, tampe bem a tigela
Deixe de molho na geladeira de um dia para o outro
Bata pequenas porções de tamarindo com água no liquidificador para soltar a semente, coe a polpa e congele
Na hora de preparar o suco bata a polpa com água e açúcar a gosto