sábado, 23 de junho de 2018

Benefícios da maçã

Ela ajuda a emagrecer e a prevenir doenças

A maçã é uma fruta que ajuda a controlar doenças como a diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias.


A maçã também é rica em antioxidantes, água e vitaminas, então eu trouxe para você, alguns dos benefícios que a maçã oferece para a sua saúde:

1- Diabates: A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.

2- Colesterol: Pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras. O estudo foi realizado com 160 mulheres entre 45 e 65 anos de idade.

3- AVC: Frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos. A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40%.

4- Problemas respiratórios: A maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória e ainda protegem os pulmões. Uma pesquisa feita pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, mostrou que as pessoas que comem cinco maçãs ou mais por semana têm menos problemas respiratórios, incluindo asma. A maçã também possui uma propriedade adstringente que auxilia a garganta e as cordas vocais.

5- Doenças estomacais: A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.

6- Prevenção de cárie dentária: Esta infecção é causada por causa de bactérias e o sumo das maçãs têm propriedades que podem matar até 80% destes germes. Por isso, alguns dentistas recomendam oferecer maçãs para as crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas.

7- Cérebro: Devido às vitaminas do complexo B, a fruta também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico.  Desta forma, a maçã ajuda a evitaar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

8- Câncer e envelhecimento: Por ser rica em taninos e flavonóides, que são fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e anti inflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama.

9- Saciedade: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.

10- Vitaminas: Não é possível falar de todos os benefícios da maçã, que são inúmeros. Mas, em resumo, por ela ter vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo e ainda regula o organismo.

Comer 1 maçã por dia no café da manhã, como sobremesa ou nos lanches é um ótima forma de aproveitar todos os seus benefícios, garantindo mais saúde. 1 maçã média tem aproximadamente 130 g e 74 calorias.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Benefícios da fruta do conde (Pinha)

Pinha, Fruta-do-Conde ou Ata?

Cientificamente a Pinha, Fruta-do-Conde ou Ata do Brasil recebe o nome  de Annona squamosa. É uma fruta típica dos seguintes estados: Pará, Piauí, Maranhão, Ceará e Goiás. A árvore frutífera do gênero Annona, provavelmente, é originária do Caribe.

A primeira muda da espécie Annona squamosa foi trazida para o Brasil e cultivada na Bahia, em 1626. pelo governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda, por isso esta fruta recebeu o nome de Fruta-do-Conde.

A árvore dessa fruta tem de 3 a 6 metros de altura, possui galhos finos, as folhas alongadas e com pontas. Suas folhas caem antes de novos brotos surgirem. As flores são hermafroditas (órgão reprodutores de ambos os sexos), florescem espaçadas nos galhos ou em cachos com pouco brotos folhosos.

A Pinha, ou Fruta-do-Conde, na realidade, é um conjunto de frutos unidos, que surgiram a partir de uma única flor.

Ela é uma delícia, e vem recheada com carboidratos; fósforo; ferro; cálcio; proteínas; sais minerais; hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Os benefícios da pinha

- As fibras presentes na pinha garantem o bom funcionamento do intestino;
- Regula os níveis do mau colesterol (LDL);
- Controle da pressão arterial;
- A vitamina C fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças;
- Previne o envelhecimento precoce;
- Regula o ácido úrico;
- Ao ser combinada com outros alimentos que contenham ferro, ajuda no combate à anemia;
- A fruta do conde é indicada para o tratamento da anemia, colite, diarreia, desnutrição, verminose, espasmo; além de também ser indicada para combater o estresse, depressão e outros distúrbios do sistema nervoso;
- Quase nula em gorduras e cada 100 gramas da fruta contém 81 calorias.

Como aproveitar os benefícios da pinha
Tudo desta planta pode ser utilizada, suas folhas, sementes, frutos, casca do tronco e raízes.

- Folhas: As folhas podem ser usadas no preparo de chás, com a finalidade de acalmar espasmos e cãibras, além de tratar anemia, colite e desnutrição;

- Cascas: As cascas na forma de decocção são indicadas para tratar a colite crônica, além de servir como fortificante para o estômago e intestino;

- Sementes: As sementes servem para combater a caspa (macerado das sementes pulverizadas em álcool), além de soltar o intestino e produzir vômitos;

- Raízes: As raízes servem como purgante enérgico;

A fruta madura é usada para tratar fraqueza, anemia e desnutrição.

Contraindicações
Embora a fruta do conde apresente muitas propriedades benéficas à nossa saúde, esta fruta não deve ser ingerida por diabéticos devido ao seu elevado teor de glicose. Ante de iniciar qualquer tratamento ainda que natural, lembre-se sempre da importância de consultar um médico antes.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Principais benefícios do coentro

O coentro é uma hortaliça muito utilizada como tempero de cozinha, e traz grandes benefícios para saúde como ajudar a controlar o colesterol, prevenir anemia e melhorar a digestão.

Além de poder ser utilizado para dar sabor e cheiro à preparações culinárias, o coentro também pode ser usado para incrementar saladas, sucos verdes e chás.

Principais benefícios do coentro:

1- Prevenir câncer, por ser rico em carotenoides, substâncias com alto poder antioxidantes;

2- Proteger a pele contra o envelhecimento, por ser rico em carotenoides e reduzir os danos causados pelos raios UVB;

3- Ajudar a controlar o colesterol, pois possui gorduras insaturadas e vitamina C, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL);

4- Melhorar a digestão, pois regula o funcionamento do fígado e ajuda a combater infecções intestinais;

5- Ajudar a controlar a pressão arterial, por ser rico em cálcio, nutriente que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e baixar a pressão;

6- Ajudar a desintoxicar e eliminar metais pesados do organismo, como o mercúrio, alumínio e chumbo. Veja mais aqui;

7- Prevenir anemia, por ser rico em ferro;

8- Combater infecções intestinais, pois seu óleo essencial tem propriedades antimicrobianas e seus nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

O coentro, além de ser usado como erva fresca ou desidratada, também pode ser utilizado na forma de chá.

Chá de semente de coentro
O chá de coentro pode ser usado para melhorar a digestão, combater gases intestinais e aliviar enxaqueca, devendo ser preparado na proporção de 1 colher de sopa das sementes para cada 500 ml de água.

Adicione as sementes em água e levar ao fogo.
Após levantar fervura, esperar 2 minutos e desligar o fogo, deixando a mistura descansar por mais 10 minutos.
Coar e beber morno ou gelado.

Benefícios da batata doce

Embora se trate de um tubérculo, a batata doce contém um tipo de carboidrato mais resistente e menos calórico, sendo um alimento quase que completo, com um grande valor nutricional, e que ajuda a manter a forma e é muito conhecida entre os praticantes de musculação, já que ajuda na reposição da massa muscular.
Os seus benefícios são tão grandes, que se utilizada corretamente, entra em dietas para emagrecer e até mesmo em alguns cardápios mais específicos de alimentação saudável.
Além disso, quando consumida em pequenas quantidades, também pode ser usada em dietas de emagrecimento pois ajuda a diminuir rapidamente a fome.

Os cinco principais benefícios da batata doce:

1- Facilita o aumento de massa muscular porque fornece a energia necessária para o treino;

2- Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico;

3- Emagrece pois diminuir o apetite;

4- Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A;

5- Melhora o funcionamento do intestino, porque é bastante rica em fibras.

Além de ser menos calórica, o tipo de carboidrato contido, faz sua queima mais lenta, ou seja, vai sendo liberada de acordo com seu gasto de energia, liberando a insulina aos poucos e a transformando pouco a pouco em glicose.

Por ter uma taxa boa de fibras e uma pequena quantidade de proteínas, ajuda na sua saciedade, prolongando ainda mais, fazendo que sinta menos fome durante as refeições.

Com isso, ajuda na perda de peso e na reposição da massa muscular magra, por ser rico em vitaminas e minerais.

Associada com proteína animal, como carne vermelha magra, carne branca, ou ovo, ajuda a potencializar mais seus benefícios.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Benefícios do maracajá

O maracujá é uma fruta que ajuda no tratamento de diversas doenças, como ansiedade, depressão ou hiperatividade, e no tratamento de problemas de sono, nervosismo, agitação, pressão alta ou inquietação, por exemplo. Este pode ser usado na formulação de remédios caseiros, chás ou tinturas, e podem ser usadas as folhas, flores ou o fruto do maracujá.
O maracujá também pode ser usado em dieta para emagrecer e no combate ao envelhecimento, pois contém uma considerável quantidade de antioxidantes como as vitaminas A e C, e apresenta propriedades diuréticas.

O maracujá é o fruto da planta medicinal cientificamente conhecida como Passiflora, uma trepadeira que é popularmente conhecida como flor da paixão.
Para que serve o maracujá:
O maracujá pode ser usado como remédio natural, para ajudar no tratamento de diversos problemas, como:

- Ansiedade e depressão: ajuda a reduzir a ansiedade e agitação, ajudando a acalmar e relaxar; Veja como fazer suco de maracujá para acalmar em: suco de maracujá para acalmar;

- Insônia: tem um efeito no organismo que induz a sonolência e tem propriedades relaxantes e calmantes que ajudam a adormecer; Veja como preparar suco de maracujá para dormir melhor em: suco de maracujá para evitar a insônia;

- Nervosismo, agitação, inquietação e hiperatividade em crianças: tem uma ação sedativa e calmante, que ajudam a relaxar e a calmar;

- Mal de Parkinson: ajuda a reduzir os tremores associados à doença, pois possui propriedades que acalmam o organismo;

- Cólicas menstruais: ajuda a aliviar a dor e diminui as contrações no útero;

- Dor de cabeça causada por rigidez muscular, tensão nervosa e dores musculares: ajuda a aliviar a dor e a relaxar o corpo e os músculos;

- Pressão alta causada pelo estresse: ajudar a baixar a pressão sanguínea. Veja como fazer suco de maracujá para regular a pressão sanguínea em: Suco de maracujá para pressão alta;

Propriedades do maracujá
O maracujá apresenta ação sedativa e calmante, analgésica, refrescante, que reduz a pressão sanguínea, tônica para o coração, relaxante para os vasos sanguíneos, que diminui os espasmos, antioxidante e propriedades diuréticas.

Como usar o maracujá
O maracujá pode ser usado na forma de chá ou infusão usando folhas secas, frescas ou trituradas, flores ou fruto da planta, ou pode ser usado na forma de tintura, extrato fluido ou em cápsulas. Além disso, o fruto da planta pode ser usado para fazer sucos naturais, compotas ou doces.
Chá da folha de Maracujá
O chá de maracujá ou infusão é umas das opções que pode ser preparado com folhas secas, frescas ou trituradas da planta, e pode ser usado para o tratamento da insônia, dores menstruais, dores de cabeça causadas por tensão ou para tratar a hiperatividade em crianças.

Ingredientes:
1 colher de chá de folha secas ou trituradas de maracujá ou 2 colheres de chá de folhas frescas;

Modo de preparo:
Em uma xícara de chá colocar as folhas secas, trituradas ou frescas do maracujá e adicionar 175 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.
Para o tratamento da insônia este chá deve ser bebido 1 vez vez por dia, à noite, e para aliviar as dores de cabeça e menstruais deve ser bebido 3 vezes por dia. Para o tratamento da hiperatividade em crianças as doses devem ser reduzidas e indicadas pelo pediatra.

VEJA TAMBÉM: Cera de maracujá e Mousse de maracujá