quinta-feira, 19 de abril de 2018

Chá de Guaçatonga Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Indicações

O nome científico da planta medicinal guaçatonga é Casearia sylvestris, entretanto, ela também pode ser chamada pelos nomes de bugru-branco, café-do-diabo, café-bravo ou café-do-brejo. A espécie é considerada comum no Brasil, desde o Rio Grande do Sul até a Amazônia.

Além de poder ser utilizada no preparo do chá de guaçatonga, a erva também pode ser usada como ingrediente na produção de medicamentos homeopáticos e cremes fitoterápicos.

O chá de guaçatonga emagrece?
Considera-se que o chá de guaçatonga emagrece graças ao fato de ativar a digestão de gorduras e ter ação diurética. Uma bebida com efeito diurético é aquela que estimula a eliminação de água no organismo através da urina.


Isso é interessante para quem sofre com a retenção de líquidos, uma condição que é caracterizada pelo inchaço, deixando o corpo com uma aparência mais cheia. Só é bom tomar cuidado para não exagerar no consumo da bebida e acabar perdendo água demais do corpo, lembrando que o líquido é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

No entanto, vale registrar aqui que não encontramos evidências científicas sólidas ou depoimentos de especialistas para embasar melhor essa ideia de que o chá de guaçatonga emagrece.

Além disso, vale lembrar que não dá para tomar um desses chás tidos como emagrecedores ao mesmo tempo em que sai comendo alimentos pesados, calóricos e conhecidos por engordar.

Portanto, mais importante do que saber se o chá de guaçatonga emagrece é ter a consciência de que é necessário tornar toda a alimentação apropriada para a perda de peso, controlada, equilibrada, saudável e nutritiva.

Vale a pena também praticar atividades físicas com regularidade como forma de maximizar a queima de calorias. E tudo isso contando sempre com o apoio de nutricionista e educador físico, o que torna todo o processo mais seguro, saudável e eficiente.

Para que serve? Benefícios do chá de guaçatonga
Agora que já analisamos se o chá de guaçatonga emagrece, chegou a hora de falarmos sobre algumas indicações às quais a bebida já foi associada.

– Vida sexual

 A guaçatonga possui propriedades afrodisíacas, ou seja, que estimulam o apetite sexual. Entretanto, verifique com o seu médico se e como o chá da planta pode ser utilizado neste sentido.

– Ação cicatrizante


De acordo com informações de uma reportagem da TV Cultura, o efeito cicatrizante da guaçatonga chamou a atenção de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP).

A reportagem contou que os estudos começaram no ano de 1990 e que os pesquisadores queriam avaliar os efeitos da folha de guaçatonga em úlceras estomacais e duodenais. Segundo a matéria, os efeitos produzidos em laboratório apontaram uma ação terapêutica eficaz.

Foi descoberto ainda que o extrato da planta atua em todos os níveis de úlcera, atuando na cicatrização desde a ferida mais leve até a mais grave, sem interferir no pH do suco gástrico.

Outra informação passada pela matéria é que os estudos experimentais mostraram que a ação da guaçatonga é mais rápida do que as drogas convencionais e que o nível de toxicidade da planta é baixo.

Com isso foi dado o sinal verde para que fossem realizadas pesquisas com a guaçatonga em voluntários sadios e pessoas que sofram com a úlcera, informou a reportagem, que também contou que, depois disso, o próximo e último passo das pesquisas seria isolar e identificar a molécula ativa encontrada extrato da planta que é responsável pela sua ação terapêutica.

Se você sofre com úlcera no estômago ou no duodeno, converse com o médico responsável pelo seu tratamento se e como você pode utilizar a guaçatonga dentro do seu quadro.

– Propriedades calmantes 

A planta medicinal é dotada de propriedades calmantes, o que serve como indício de que ela pode ser útil para ajudar a relaxar. Porém, antes de usar o chá de guaçatonga neste sentido, não deixe de consultar o médico.


Cuidados com o chá de guaçatonga
A guaçatonga não deve ser consumida por gestantes porque ela pode provocar aborto. Seu uso também está contraindicado a mulheres que estejam amamentando e não deve ser feito em excesso.

Para ter certeza de que o chá dessa planta realmente é indicado para o seu caso em particular (seja para emagrecer, seja ajudar alguma questão de saúde, ou simplesmente a vontade de tomar um chá diferente), e que ele não te fará mal e saber em que dosagem ele pode ser utilizado, você precisa consultar um médico antes de fazer o seu uso.

Essa recomendação deve ser seguida por todas as pessoas, principalmente por crianças, adolescentes, idosos e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição de saúde específica.

E nada de substituir algum tratamento de saúde já recomendado pelo médico apenas pelo uso da guaçatonga. Isso é arriscado e pode prejudicar bastante a sua saúde.

É necessário ainda consultar o médico para saber se o chá de guaçatonga não pode interagir com algum tipo de medicamento, suplemento ou outra planta medicinal que você esteja utilizando. Ele também deve ser acionado caso você experimente qualquer tipo de efeito colateral ao usar a erva.

Ao adquirir a sua guaçatonga, também é fundamental tomar cuidado com a procedência e certificar-se de que ela seja pura, de boa qualidade, esteja bem limpa e higienizada e não tenha sido infectada por nenhuma substância prejudicial à saúde.