quinta-feira, 31 de maio de 2018

Babaçu, o ouro verde da Amazônia

Babaçu (Orbignya phalerata, Mart.) é uma planta da família das palmáceas Arecaceae, dotada de frutos drupáceos com sementes oleaginosas e comestíveis das quais se extrai um óleo, empregado sobretudo na alimentação, remédios, além de ser alvo de pesquisas avançadas para a fabricação de bicombustíveis.

Da palmeira se aproveita tudo, dos frutos se extrai o óleo de babaçu e o pó de babaçu, a casca vira carvão, as folhas são usadas em tinturas e chás, assim como no artesanato e também, junto com o caule, na construção de casas típicas de certas regiões e do broto é possível retirar o palmito mais delicioso que já provei.

O coco é rico em ácidos graxos como o láurico, mirístico, oleico e caprílico. Assim como o óleo de coco, ele é estável quando exposto a altas temperaturas, por isso o óleo prensado a frio 100% natural e orgânico é considerado uma boa alternativa aos outros óleos vegetais (milho, soja e girassol).

Já o pó de babaçu, também chamado de mesocarpo do babaçu, tem compostos ricos em ácido fosfórico, colina e glicerina, tem ainda fibras, amido, sais minerais e outros. É usado como suplemento alimentar.

O óleo é usado na fabricação de margarinas, remédios, sabão, sabonete, shampoo, lubrificantes e detergente. Não é a toa que ele é chamado de ouro verde da Amazônia!

Benefícios do coco babaçu (Orbignya speciosa)

Está na Relação Nacional de Plantas Medicinais de interesse do SUS (RENISUS), na medicina popular é usado como analgésico, antiviral e anti-inflamatório com ação antioxidante e imunoestimulante. Indicado para tratamento de úlcera, problemas intestinais, quadros de baixa imunidade, etc.

Como suplemento alimentar é indicado para o bom funcionamento do sistema intestinal, saúde dos ossos, cansaço físico e mental, entre outros benefícios.

Na cosmética, sua ação hidratante e antioxidante contribui para a saúde e beleza da pele e dos cabelos.

Pó do Babaçu

O Mesocarpo do Babaçu é a substância colhida entre o epicarpo e o endocarpo (entrecasca) do coco de babaçu e quimicamente formado de compostos ricos em glicerina, ácido fosfórico ecolina. O Mesocarpo do Babaçu é um complemento alimentar rico em amidos e sais minerais, extraído de um vegetal rico em fibras.

Indicação:
O Pó do babaçu Rico em fibras é indicado para prisão de ventre, colite e obesidade. Além disso, possui propriedades anti inflamatórias e analgésicas, o que torna também indicado no tratamento de artrite reumatoide, prostatite, úlceras, reumatismo, cansaço físico e mental, esgotamento, tumores e inflamações no útero e ovário e menstruação irregular e dolorosa.

Como Tomar:
O babaçu pode ser tomado diluído em água, suco, leite ou misturado na comida, uma colher de sopa 2 vezes ao dia ou pode ser acrescentado nas receitas de bolos, pães e mingaus. 

Contra-indicações:
Na lactação, na gravidez e para pessoas sensíveis às substâncias presentes no babaçu. As doses não devem ultrapassar a indicada por causa do aumento de teor de glicose, especialmente em diabéticos. Evitar o uso por tempo prolongado.