sábado, 19 de maio de 2018

Benefícios da banana para a saúde

Talvez você nunca tenha pensado que uma fruta tão comum pudesse fazer tão bem à nossa saúde. A banana, que é a quarta fruta mais produzida e a mais consumidas pela população do mundo, principalmente por brasileiros.

A banana verde é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato indigerível. Por isso a biomassa de banana verde é tão saudável: o amido resistente não é digerido no estômago e é facilmente eliminado pelo bolo fecal com parte da gordura e açúcar digeridos. Esse amido é favorável à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de excreção e redução de gordura. Ele também desempenha um efeito semelhante ao das fibras porque provoca a sensação de saciedade mais rapidamente e resulta em um maior controle da glicose no sangue.

Benefícios da banana
- Rica em potássio, perfeita para baixar a pressão arterial.

- Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.

- A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

- Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço.

- Rica em vitamina B, acalma o sistema nervoso.

- Ajuda a normalizar os batimentos cardíacos. Quando estamos estressados, reduz-se os níveis de potássio no organismo. A banana, rica nesse mineral, pode ajudar a reequilibrar esse potássio no organismo.

- Além de garantir saciedade por mais tempo e dar uma segurada na fome, a banana ajuda melhorar a sensação de bem-estar.

Tipos populares de banana

Não existe um tipo que seja muito melhor nutricionalmente que as outras. O valor nutritivo varia ligeiramente para cada espécie, mas todas as bananas têm características semelhantes. Existe apenas uma diferença sutil no aroma, no sabor e na textura delas.

- Banana-da-terra. Boa para cozinhar, assar ou fritar.
- Banana prata. Ideal para preparação de vitaminas e comer ao natural.
- Banana maçã. Excelente para comer ao natural e fazer purês.
- Banana nanica. Indicada para fazer bolos.

- Banana-ouro. É a menor e mais doce, boa para adoçar bolos e vitaminas.