sábado, 26 de maio de 2018

Benefícios da semente de sucupira para a tua saúde

A sucupira (pterodon emarginatus), é uma árvore do cerrado brasileiro da qual aproveita-se todas as partes: A raiz, a casca, as sementes, os frutos e as folhas. Esta planta medicinal é muito eficaz contra dores, e pode ser encontrada na forma de chás, decoções ou óleo. 

Cada parte da planta apresenta diferentes componentes, com ações variadas. Os alcaloides, presentes nas folhas e na casca, têm ação contra parasitas e outros micro organismos. 

As isoflavonas, das sementes e frutos da sucupira, atuam como protetores do sistema cardiovascular e do sistema nervoso central. Mas a plantinha nativa do Brasil vai muito além.

Para que ser a sucupira:
- Diminuir a inflamação nas articulações e, por isso, é utilizada para tratar artrite, artrose, reumatismo e artrite reumatoide;

- Aliviar as dores causada por problemas como excesso de ácido úrico e inflamações;

- Combate a amigdalite, dor de garanta;

- Ajuda a curar cistos ovarianos e no útero e combate as cólicas;

- Ajuda a cicatrizar feridas na pele, eczemas, cravos nos pés e sangramentos. 

- Em alguns casos, este chá pode ainda ajudar a aliviar a dor e desconforto constante provocado pela quimioterapia, usada no tratamento contra o câncer. 

Propriedades medicinais
As principais propriedades da sucupira incluem sua ação analgésica, anti-inflamatória, antirreumática e antioxidante. Além disso as sementes de sucupira tem ação antitumoral, especialmente contra o câncer de próstata, mas só deve ser consumida com conhecimento do médico oncologista. 

Como usar a sucupira
A sucupira pode ser encontrada em forma de chá, cápsulas, extrato e óleo. E pode ser usada da seguinte forma:

Chá de sementes de sucupira:
O consumo deste chá vem se popularizando cada vez mais e o extrato de sucupira-branca é comprovadamente benéfico para a saúde através de estudos científicos.


Os indígenas costumavam fazer seu uso através de chás ou de beberagens e, atualmente, apesar de o extrato ser vendido em cápsulas, a infusão continua sendo feita em muitas casas para diversas aplicações.

Como fazer o chá:
Lave 4 sementes de sucupira e quebre-as utilizando um martelo de cozinha. Depois ferva as sementes quebradas juntamente com 1 litro de água por 10 minutos, coe e beba ao longo do dia.

A sucupira não tem efeitos colaterais, sendo bem tolerada.

Quem não deve utilizar
A sucupira é contraindicada para grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos, e deve ser usada com moderação por pessoas com problemas renais ou no fígado.