domingo, 20 de maio de 2018

Benefícios do buriti

Buriti é fruto do buritizeiro, sua casca é vermelha escura e polpa amarelada é nativo da região Amazônica e apesar de ter seu consumo pouco difundido, apresenta grandes quantidades de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. O buritizeiro, também conhecida como Muriti, Miriti ou palmeira-dos-brejos, é uma palmeira alta e abundante na região do cerrado, pantanal e Amazônia, e produz frutos que são saborosos e trazem diversos benefícios para a saúde como efeitos antioxidante e energético, por serem ricos em cálcio, ferro, proteínas, potássio, caroteno, carboidratos e vitamina B e vitamina C.
Palmeira do Buriti

Pode-se consumir a fruta ao natural, como também na forma de polpas, sucos, doces e sorvetes, podendo ser comprada em feiras e mercados. Coma fruta também é possível confeccionar óleos que têm valor medicinal, por terem ação vermífuga, cicatrizante e energética natural, além de terem propriedades hidratantes e energizadoras para a pele e cabelos, sendo ótima para dar compor produtos de beleza, como cremes, sabonetes e xampus.
Buriti

O Buriti também é conhecido pelo nome científico Mauritia flexuosa, e desta planta ainda é possível obter palmitos, seiva e madeira, que podem trazer diversas utilizardes além da alimentação, como artesanato e confecção de móveis, por exemplo. Então, para saber um pouco mais sobre esta fruta continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse incrível fruto.

Benefícios do Buriti:
Os benefícios da fruta e seu óleo incluem ações:

- Antioxidante, por ser rica em caroteno, sendo capaz de prevenir o envelhecimento e doenças como câncer, doenças cardíacas e aterosclerose;

- Suavizante da pele, podendo auxiliar no tratamento de doenças dermatológicas, como Psoríase.

- Previne problemas de peles causados por envelhecimento e agressões externas.

- Aumenta a saciedade e estimula o funcionamento do intestino, por conter fibras;

- Hidrata, fortalece e suaviza os cabelos;

- Vitalizante, hidratante e cicatrizante da pele;

- Energético natural;

- Antibacteriana e vermífuga.

- Além disso, por ser rico em vitamina C e antioxidantes, o Buriti ajuda a fortalecer o sistema imune

Como Consumir o Buriti:
Sua polpa é tradicionalmente consumida ao natural, mas o fruto do Buriti também pode ser usado em receitas de doces, bolos, sucos, batidos e licores. Confira alguns modos de consumir:

O modo mais popular do consumo do buriti é em forma de suco
Suco de Buriti:
Suco de Buriti

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de polpa de Buriti;
1 litro de água;
Açúcar a gosto.
Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir gelado.