domingo, 6 de maio de 2018

Benefícios do chá de erva cidreira

Quase todo mundo conhece ou já ouviu falar da Erva cidreira
A erva cidreira é rica em polifenóis, terpenos, taninos, flavonoides, ácido rosmarínico, ácido cafeico e se destaca pela ação antioxidante.

Erva cidreira - A planta
Benefícios da erva cidreira para a saúde

Efeito calmante: A erva cidreira se destaca pela ação calmante e sedativa. Assim, ela ajuda a diminuir problemas de insônia, ansiedade e reduz o estresse.

Diminui problemas estomacais: A erva cidreira possui um efeito contra problemas gástricos. Contudo, ainda não há um consenso sobre o que proporciona este benefício. Os estudos relatam que sua atividade antiespasmódica e carminativa beneficiam o sistema digestivo, inclusive com melhora da indigestão associada à tensão nervosa. Muitas vezes, os indivíduos apresentam problemas gástricos devido ao estresse. O efeito sedativo e ansiolítico da erva cidreira pode auxiliar, amenizando sintomas gástricos e facilitando a digestão.

Diminui as cólicas: A erva cidreira pode ser indicada em casos de cólicas menstruais porque ela proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, e por isso ajuda a aliviar este problema.

Diminui os gases: A erva cidreira ajuda a reduzir a produção de gases, isto provavelmente ocorre devido à capacidade do alimento de relaxar os tecidos.

Ação antioxidante: A erva cidreira possui forte ação antioxidante. Por isso, irá combater os radicais livres e evitar o envelhecimento celular, prevenir câncer, evitar a degeneração da mácula, proteger o coração e evitar doenças cerebrais degenerativas.

QUEM NÃO PODE TOMAR O CHÁ DE ERVA CIDREIRA

Chá de erva cidreira
O chá de erva cidreira é um ótimo calmante e pode combater vários problemas de saúde, sendo indicado para quase todas as pessoas com algumas exceções:

-Lactantes (mães que amamentam);
-Crianças menores de 12 anos;
-Pacientes com hipotensão;
-Pacientes com hipotireoidismo
-Quem faz uso recorrente de antidepressivo;
-Pessoas que tomem medicamentos sedativos (calmantes).
-Se você se encaixa em algum desses tópicos, deve evitar tomar o chá de erva cidreira. Porém, caso contrário, pode consumi-lo tranquilamente.

Como fazer o chá

Receita de chá de erva cidreira
Ingredientes:

10 folhas de erva-cidreira;
1 litro de água.

Modo de preparo:
Adicione as folhas de erva cidreira na água fervente e deixe descansar por alguns minutos. Coe e beba.