domingo, 27 de maio de 2018

Benefícios do morango para a saúde

Os morangos se destacam por suas propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e depurativas. Além disso, graças aos seus flavonoides, nos ajudam a combater o estresse oxidativo e a deterioração cognitiva.


Os Benefícios do Morango são diversos, pois, ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, de cor vermelha e sabor caracterizado pela mistura de doce e azedo, o Morango é bastante consumido no Brasil e no mundo, principalmente nas épocas de safra, em que é mais fácil encontrar a fruta no mercado e com um custo mais acessível. Este período geralmente vai de junho a setembro.
Os Morangos chegam à feira de frutas com melhor sabor e perfume. Existem mais de 600 variedades cultivadas da fruta, que diferem no sabor, tamanho e textura. Além das que são cultivadas pelo homem, existem os Morangos selvagens, que crescem espontaneamente, têm sabor intenso e pequeno porte.

Benefícios Nutricionais do Morango: O Morangos é uma rica fonte de Vitamina C e flavonóides. Além disso, o Morangos fornecem uma grande quantidade de nutrientes, tais como o Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Sódio, Zinco, Cobre e muitos mais. Ele também contém uma pequena quantidade de lípidos e de aminoácidos.

Benefícios do morango para a saúde:

1- O Morango Ajuda no Controle da Glicemia: Estudos têm revelado que o consumo de Morangos e com certas frequências (no mínimo 2 a 3 porções por semana) ajudam a controlar o nível de glicose no sangue. Em uma pesquisa foram observados os efeitos do consumo de Açúcar de mesa sobre o nível de glicemia, quando ingerido isoladamente (5 e 6 colheres de chá) e acompanhado de Morango frescos (cerca de 150 g).

O consumo do Açúcar gerou um pico de glicose, mas, quando ingerido concomitantemente com os Morango, houve uma redução do nível de glicemia. Os pesquisadores sugeriram que os polifenóis do Morango, especialmente o elagitanino, foram os responsáveis por estes resultados. O elagitanino consegue inibir a enzima alfa-amilase, que participa da hidrólise de polissacarídeos em nosso organismo, o que significa que a interrupção da sua atividade reduz a quantidade de glicose a ser lançada no sangue.

2- O Morango Ajuda Prevenir o Câncer: A combinação de agentes antioxidantes e anti-inflamatórios encontrados em Morangos é bem conhecido para combater o aparecimento de muitas formas diferentes de Câncer. Graças à Vitamina C, Folato e da Flavonóides quercetina e kaempferol que eles também contêm, o Morango é uma deliciosa defesa contra células potencialmente cancerígenas.

3- O Morango Retarda o Envelhecimento: “A fruta concentra nutrientes importantes para evitar o envelhecimento precoce da pele, como as antocianinas, o silício e a Vitamina C“, afirma Carolina.

4- Benefícios do Morango Para os Olhos: Os antioxidantes, Vitamina C, flavonóides e ácidos fenólicos presente no Morango ajudam a proteger contra os radicais livres. Os radicais livres são a principal razão para todos os problemas oculares que surge durante o envelhecimento ou seja, degeneração macular, elas podem até secar os olhos e podem danificar os nervos ópticos. No entanto, o consumo de Morangos pode manter todos os problemas de lado.

5- Benefícios do Morango Para Pele: O Morango pode rejuvenescer a textura da pele. Pois, o Morango possui algumas substância como o ácido alfa-hidroxi, que atua como um esfoliante. Assim, ele pode ser usado como um purificador para remover as células mortas, tornando-á a pele lisa e brilhante. O Ácido aspártico, presente no Morango ajuda na remoção de toxinas do corpo. Assim, todas as pessoas que procuram melhorar a qualidade da pele, devem adicionar o Morango em sua dieta.

6- O Morango Possui Propriedades Antioxidantes: Morangos contêm um composto químico chamado fenóis. A Antocianina é um fenol especial encontrado em Morangos, que dá a cor vermelha ao fruto rico. Embora antocianina é conhecida por ter propriedades anti-oxidantes no interior do fruto, que é debatido se os agentes antioxidantes nos alimentos ricos em antocianina que pode ser absorvida pelo corpo, uma vez que digerido. Felizmente, sabe-se que quando os alimentos ricos em antocianinas são consumidos, os níveis de ácido úrico no corpo aumenta, o que serve como um agente antioxidante.

7- O Morango é um Aliado do Sistema Nervoso: A ação antioxidante dos Morangos ajuda a proteger o sistema Nervoso. Os radicais livres também são prejudiciais para o Cérebro e os nervos. O Estresse oxidativo, isto é, condição em que esses agentes oxidantes superam as defesas antioxidantes do nosso corpo, está associado às doenças como o Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla.

8- Benefícios do Morango Para o Coração: O Morango é uma rica fonte de Potássio, Fibras, Folato, Vitamina C, antioxidantes e flavonoides, este compostos ajudam na prevenção de doenças cardíacas. Eles ajudam na diminuição do Colesterol mau (LDL) no corpo. Os flavonoides ajudam no bom funcionamento das artérias e impedir a coagulação do sangue. Além disso a Vitamina D presente no Morango também ajudam a fazer o músculo do Coração sejam mais forte e eficaz.

Sem dúvida alguma, o morango é um alimento muito saudável que pode nos ajudar a manter o bem-estar do corpo.

O ideal é consumi-lo cru, fresco e maduro, para desfrutar 100% de todas as suas propriedades.