terça-feira, 8 de maio de 2018

COMO USAR OS PINCÉIS DE MAQUIAGEM

Entenda as funções certas de cada pincel
Pincéis de maquiagem e suas respectivas funções

A qualidade de uma make depende de alguns fatores como as técnicas utilizadas, o material disponível e principalmente os pincéis para aplicação dos produtinhos. Esse conjunto aliado à paciência e prática do maquiador contribui para maquiagens cada vez mais profissionais.
Os pincéis de maquiagem são assim elementos fundamentais no acabamento de qualquer make. A aplicação de produtos como sombras, blush, base, iluminador e delineador, por exemplo, depende dos pincéis específicos para manter a qualidade da maquiagem.
Você pode até mesmo usar o pincel apropriado para blush como pincel de pó facial, mas terá mais dificuldade de espalhar o produto, pois, o pincel de blush auxilia a passar o produto numa região menor, marcando o rosto suavemente dessa forma. Já o pincel adequado para o pó facial (compacto ou não) é aquele mais avolumado para possibilitar juntar mais produto e assim espalhar mais por toda a face.
Por isso, estamos aqui para te explicar às funcionalidades que cada pincel, disponível no mercado, possui e assim tentar te ajudar na construção de uma make de diva, com acabamento perfeito que você precisa! Vamos às funcionalidades de cada um?

Pincel para blush

Pincel adequado para aplicação do blush

Para aplicação do blush, o ideal é usar pincéis de cerdas mais alongadas e de menor volume, pois, as áreas de aplicação do blush devem ficar levemente marcadas. A proporção da área da ponta das cerdas serve mais ou menos para criar uma linha tênue de escurecimento da região das maçãs do rosto que necessitam de uma corzinha.

Pincel para pó

pincel ideal para aplicação do pó facial

O pó facial é fino e leve na sua textura, por isso precisa de um pincel com cerdas macias de ponta achatada e bem “gordinho”, assim consegue pegar uma boa quantidade de produto e espalhar com maior facilidade na pele do rosto.

Pincel para sombra

pincel apropriado para aplicação de sombra na pálpebra

Para área dos olhos há mais de um pincel para se usar, porque a aplicação de sombra demanda de três passos: a sombra clara no todo e a escura no canto do olho, o esfumaçado entre essas cores e o delineado. São três, na verdade: 
- para aplicar a sombra de tonalidade clara e escura, usa-se o pincel de cerdas pontudas ou com esponja na ponta;
- para esfumar as sombras, usa-se o pincel de cerdas curtas;
- e por último para fazer o delineado, usa-se um pincel chanfrado para aplicação do produto.

Pincel para base

Pincel única imagem sem o direito de livre uso, pois, não encontrei outra. Esse pincel é o boticário.

O pincel utilizado para aplicação de base pode ser esponjoso ou com cerdas mais rígidas e com forma achatada. As cerdas devem deixar o traço suave para não fazer marcas do próprio pincel com o produto liquido ou cremoso na pele. Deve proporcionar uma cobertura leve, facilitando o espalhamento.

Pincel para batom

pincel fino para gloss e batom

O pincel para aplicação de batom, batom líquido ou gloss é o mais fino de todos e que possui cerdas curtas e em menor volume, devido à precisão necessária a coloração dos lábios, principalmente com cores mais escuras. Quando mais fino for o pincel, melhor será para fazer o contorno e preenchimento dos lábios.

Pincel para iluminador
Para iluminar os pontos fortes do rosto com a aplicação de iluminadores, usam-se pincéis do tipo mais aberto como o pincel do tipo leque ou pincéis mais estreitos para a área do nariz e do canto interno dos olhos, por exemplo. Os iluminadores costumam vir na forma de pó muito fino, por isso a importância de um pincel leve.

Pincel para cílios
O produto de maquiagem aplicado nos cílios é apenas a máscara para conferir volume, alongamento ou definição, dependendo da preferência do maquiador, por isso o pincel a ser usado pode ser o que vem junto com a máscara de cílios ou outro rígido de forma semelhante para produzir um dos efeitos escolhidos.

Pincel para sobrancelha

pincel chanfrado para correção de falhas e imperfeições nos pelos das sobrancelhas e escurecimento.

A nossa sobrancelha exige certa correção quase que diária das falhas devido à incorreta retirada dos pelos ao longo da vida e o seu crescimento não uniforme, com lápis específico ou sombra. Para que isso aconteça, primeiramente usa-se o pincel do tipo pente para alinhar os pelos, depois se aplica o lápis para preenchimento ou se desejar um efeito mais natural, aplica-se a sombra da tonalidade mais próxima com o auxílio de um pincel de ponta chanfrada.