quarta-feira, 30 de maio de 2018

Principais benefícios do figo para a saúde

Seu sabor é delicioso, e apreciado por todo o mundo desde a antiguidade, mas a fruta não é uma das mais comuns em nossa alimentação. A versão seca do figo pode ser facilmente encontrada, mas o que muitas pessoas não sabem, é que a contribuição pode ser muito significativa para o nosso corpo.

São inúmeros os benefícios do figo para a saúde e qualidade de vida, o suficientes para você reconhecê-lo com outros olhos, e então aumentar a frequência da presença dessa fruta em seus lanches.

Como deve ser feito com qualquer alimento adicionado às refeições, é válido compreendermos melhor para que serve e quais são os benefícios do figo para o nosso organismo, para que dessa forma optemos pelas melhores escolhas para um corpo sempre em equilíbrio.

Propriedades do figo
Com origem no território da Ásia Menor, ou Turquia, o figo cresceu como destaque entre as frutas importantes do comércio característico da região do Mediterrâneo oriental, Estados Unidos, e ainda na Espanha. Engana-se quem pensa que o sabor do figo é desfrutado há pouco tempo, pois o fruto se mostrava presente desde a Antiguidade romana.

Há uma vasta variedade de tipos desta fruta, e estas são cultivadas nessas diferentes regiões citadas acima. Os benefícios do figo não só incluem fornecimento de Potássio, fibras, como também quantidade significativa do mineral Manganês. O percentual calórico é uma das principais informações convenientes, principalmente para os adeptos de dietas.

Os benefícios do figo ainda se estendem àqueles que desejam manter a boa forma, pois a fruta é livre de gorduras, e 100 gramas da fruta fornecem apenas 74 calorias. O figo ainda possui baixo teor de Sódio, o que evita a retenção de líquidos, característica comum das pessoas que lidam com dificuldade de perda de peso.

Os figos frescos são fontes de poli-fenólico de flavonoides e antioxidantes, tais como caroteno, luteína, taninos, ácido clorogênico, e muitos outros. A função desses antioxidantes é tamanha, que o figo é comparado à maçã. O fruto ainda pode ser reconhecido como fonte de vitaminas de complexo B, como niacina, piridoxina, folatos e ácido pantoténico, contribuindo com o metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.

Principais benefícios para consumirmos mais figo na alimentação:

1- Controle do colesterol:
Por ser rico na fibra e em ácidos graxos e antioxidantes, as suas folhas podem ser utilizadas para reduzir o nível de triglicerídeos, equilibrando o colesterol no organismo.

2- Previne as doenças cardiovasculares:
Tem altíssimo teor de potássio e baixo em sódio. O potássio exerce um efeito positivo no tônus vascular contribuindo para a redução da pressão arterial, auxiliando também na pressão cardíaca por conter ácidos graxos ômega 3, 6 e fenol.

3- Melhora as funções do intestino:
Como toda fruta rica em fibras, ele também é auxiliar no combate à constipação, principalmente nas mulheres, auxiliando na melhora do intestino e consequentemente melhorando a aparência da pele e auxiliando na perda de peso.

4- Pele bonita e saudável:
Contendo as vitaminas B e C ricos em antioxidantes melhoram por isso também a aparência da pele deixando-a mais saudável e longe das inflamações de pele que causam a acne. Uma dica é fazer um esfoliante com a fruta, mel e açúcar.

5- Ajuda no tratamento de diabetes:
Estudos afirmam que o ácido clorogênico pode ajudar a controlar os níveis glicêmicos, o que torna este fruto uma boa opção para pessoas com diabetes mellitus tipo II. "Há muito em revistas e sites indicação para chá da folha da figueira, mas sempre digo para ter cuidado com excessos. Não trocar o tratamento da diabetes por chás da moda ou indicações de amigos" destaca a profissional.

6- Fonte de energia em poucas calorias:
Os figos secos, além de conterem variados antioxidantes, vitaminas e minerais, são ainda uma excelente fonte de energia concentrada. Ao contrário dos figos frescos, onde 100 g contém cerca de 74 calorias, no caso dos figos secos, 100 g contêm quase 250 calorias. Dando a saciedade diminuindo a fome.

7- Mais saúde e disposição:
Rico em vitaminas e minerais: A fruta é responsável por fornecer vitaminas A, B1 e B2, além dos minerais cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio, que agem em prol do bom funcionamento do nosso organismo de uma forma geral.