domingo, 3 de junho de 2018

Benefícios do sapoti para a saúde

O Sapoti é originário das florestas tropicais da América Central, provavelmente no México e Belize. Hoje o sapoti se espalhou por todo o cinturão tropical e está sendo cultivado como um importante comércio cultural na Índia, Sri Lanka, Indonésia e Malásia.

O fruto é rico em calorias, facilita a digestão, e é composto de açúcares simples como a frutose e sacarose que, quando absorvido repõe energia e revitaliza o corpo instantaneamente. O Sapoti é conhecido também por ser uma fonte vital de vitaminas, minerais,  taninos e antioxidantes benéficos.

Além de ser deliciosa, a fruta trás alguns benefícios à saúde e eu selecionei alguns aqui nesta matéria. Vamos lá!

1- Sapoti é rico em calorias, 100 g fornece 84 calorias. Além disso, é uma boa fonte de fibra dietética é de  5,5 g/100 g, o que o torna um excelente laxante natural. O teor de fibra ajuda a aliviar a constipação episódios e ajudar a proteger a mucosa do cólon de câncer causadores de toxinas por firmemente ligação para eles.

2- O sapoti é rico em antioxidantes tanino composto fenólico-poli. Taninos são uma complexa família de ocorrência natural polifenóis que neutralizam os ácidos por proteínas precipitantes. Os estudos de pesquisa verificou que os taninos têm demonstrado que têm potenciais efeitos anti-inflamatórios, anti-virais, anti-bacteriana, e anti-parasitária. Assim, estes compostos têm muitas aplicações úteis medicinais como anti-diarreico, hemostático (pára hemorragia) e como um remédio para hemorroidas.

3- O Sapoti tem o efeito anti-inflamatório dos taninos que ajuda em condições limite, como gastrite erosiva, esofagite de refluxo, enterite, e distúrbios intestinais irritantes.

4- Sapoti contém uma boa quantidade de vitaminas antioxidantes tais como a vitamina C  / 24,5% da dose diária recomendada, por 100 g de fruta, e vitamina A. A vitamina A é essencial para a visão. Também é necessário para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. Consumo de frutas naturais ricos em vitamina A tem sido conhecida para proteger do pulmão e cancro da cavidade oral. Assim também, o consumo de alimentos que contenham em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos.

5- Sapoti maduro é uma boa fonte de minerais como potássio, ferro, cobre e vitaminas como folato, niacina e ácido pantotênico. Estes compostos são essenciais para uma boa saúde, pois envolvem em vários processos metabólicos no corpo como cofatores para as enzimas.

6- O fruto de sapoti é levemente perfumado, com textura suave e sabor adocicado. Árvore dá início, de forma consistente e fortemente. Sapoti tem uma seleção de mudas com forma elíptica e sabor agradável, na cor marrom. O fruto de sapoti amadurece rapidamente.