quinta-feira, 19 de julho de 2018

Benefícios do Jiló

Muitas vezes rejeitado por seu sabor amargo, o jiló deveria fazer mais parte do cardápio das pessoas, pois ele possui grandes benefícios à saúde.

Muito confundido como legume, na realidade, é um fruto, parente da berinjela, do pimentão e do tomate, todos pertencentes à mesma família vegetal, Solanáceas.
Benefícios do jiló
1- Perda de peso
Se comidas de baixas calorias devem fazer parte da alimentação de quem deseja emagrecer, então o jiló é algo que não pode ficar de fora das refeições. É que o seu teor calórico é bastante baixo: uma unidade traz somente oito calorias.

Mas não é só isso, por possuir um alto teor de água – o líquido representa 90% de sua composição – e uma boa quantidade de fibras o alimento promove a sensação de saciedade ao organismo.

Obviamente, não é a simples adição do jiló à dieta que trará a perda de peso, além de ingeri-lo, é fundamental seguir uma alimentação saudável e equilibrada e praticar exercícios físicos com frequência.

2- Visão
Uma pesquisa que buscava determinar os malefícios trazidos pelo consumo excessivo do alimento poderia causar à visão, acabou provando que um dos benefícios do jiló é justamente em relação aos olhos.

O experimento analisou homens do sexo masculino com glaucoma e descobriu que a ingestão do fruto não causa desconforto para a visão e que ele pode ajudar a diminuir a pressão ocular em pacientes que sofrem com a doença.

3- Saúde bucal
Comer jiló estimula a salivação e promove uma ação bactericida, o que traz uma limpeza à boca e auxilia a melhorar o hálito.

4- Saúde do coração
O jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1 – ou tiamina – um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração. Além disso, o fruto traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.

5- Proteção às artérias
Outro dos benefícios do jiló é o de oferecer proteção às artérias. Isso acontece porque ele é fonte de flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes que trazem essa proteção a esses vasos sanguíneos, impedindo que haja o acúmulo de colesterol.

Depósitos de colesterol nas artérias podem criar placas de gordura, o que as torna mais estreitas e prejudica a circulação do sangue. Quando a substância se acumula na região, pode haver um entupimento, o que é fator de risco para um ataque do coração.

Esse acúmulo também pode resultar no desenvolvimento da aterosclerose, uma doença que tem como sintomas a dor no peito ou nas pernas, falta de ar, fadiga e sensação de fraqueza e que pode necessitar de um procedimento cirúrgico para ser tratada.
6- Ajuda no combate à anemia
Para quem sofre com a anemia ferropriva, ou seja, a anemia decorrente da deficiência de ferro no organismo pode se beneficiar com o jiló. É que o alimento é fonte do mineral e segundo um estudo divulgado na publicação International Journal of Science and Research (Jornal Internacional de Ciência e Pesquisa, tradução livre, IJSR), a ingestão do fruto, acompanhado de alho e amendoim, é capaz de proteger o baço – órgão responsável por produzir, controlar e armazenar células sanguíneas, de animais com anemia.

Vale ressaltar que a anemia ferropriva traz consigo uma diminuição na produção de glóbulos vermelhos, que atuam no transporte de oxigênio no organismo.

Outro ponto importante é que enquanto quem tem ausência de ferro se beneficia com o alimento, pessoas que já possuem altas doses do nutriente em seu corpo e não o eliminam com facilidade podem sofrer com o excesso do mineral.

A condição é chamada de hemocromatose, causa vômitos, diarreia, lesões intestinais, fadiga, sores nas articulações, mudança na libido, alterações na cor da pele e doenças no fígado. Em casos mais graves a doença causa cirrose, insuficiência cardíaca, diabetes e problemas endocrinológicos.

7- Previne doenças
Suas propriedades anticancerígenas e seu alto teor de fibras combinados com a sua baixa quantidade de gorduras auxiliam na prevenção de problemas de saúde como o câncer colorretal e a prisão de ventre.

8- Controla a diabete
O jiló contribui com o controle da absorção de glicose devido às suas fibras e ao seu baixo número de carboidratos. Isso evita picos e quedas bruscas na taxa de açúcar do sangue, o que é especialmente perigoso para as pessoas que possuem diabetes.

Informação nutricional do Jiló:
Energia: 38 calorias,
Carboidratos: 7 g
Gorduras: 1 g
Fibras: 2,8 g
Proteínas: 1,37 g
Composto em grande parte por água, o alimento também é fonte de vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, ferro, fibras e potássio.


Receita de salada de jiló light
Ingredientes:
10 jilós cortados em rodelas finas;
Suco de limão a gosto;
Sal a gosto;
1 pimentas dedo de moça fatiadas;
1 dente de alho espremido;
2 colheres de sopa de cebolinha verde.

Modo de preparo:
Lave os jilós, corte as pontas e jogue fora. Corte o jiló em rodelas finas e deixe de molho na água com suco de limão por meia hora para tirar o amargor. Escorra e passe o jiló em água corrente. Em um bowl coloque o jiló escorrido, o suco de limão a gosto para temperar, o alho espremido, as pimentas, sal a gosto e cebolinha. Misture bem até incorporar. Leve para gelar até a hora de servir.