segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Benefícios da seriguela

Laranja, melão, abacaxi, maçã, banana, goiaba. Qualquer uma dessas frutas é facilmente encontrada nas fruteiras e geladeiras dos brasileiros, principalmente de quem mora nas regiões Sul e Sudeste. No entanto, o Brasil é reconhecidamente um país rico em diversidade de frutas e essa “qualidade” deve ser aproveitada, sempre que possível. Por isso, a dica é correr para a feira mais próxima à procura de uma frutinha pequenininha, mas muito doce: A Seriguela.

Oriunda da América do Sul e América Central, é amplamente consumida no Nordeste brasileiro, sendo mais comum encontrá-la nos meses de dezembro e janeiro. Além da grande variedade de formas de consumo, a seriguela é excelente para a saúde.
BENEFÍCIOS DA SERIGUELA
1- Na digestão:
A seriguela é rica em fibras, por isso ajuda no bom funcionamento intestinal, prevenindo e ajudando no tratamento de problemas, como diarreia, disenteria e gases.

2- No emagrecimento:
Essa grande quantidade de fibras da fruta é essencial para promover sensação de saciedade, espaçando assim o tempo que o organismo volta a sentir fome. Além disso, cada 100 gramas de seriguela contém apenas 76 calorias, e ela é rica em vitaminas e muitos outros nutrientes essenciais;

3- Reduz o colesterol:
A seriguela também ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim, LDL, graças as fibras e propriedades que possui;

4- No combate a anemia:
Por ser rica em ferro, a seriguela auxilia no combate a anemia, na medida em que beneficia o processo de oxigenação das células, fortalecendo todo o organismo;

5- Fortalece o sistema imunológico:
A presença de ferro e outros nutrientes, como as vitaminas A, B e C, cálcio e fósforo, tornam a seriguela uma excelente aliada do fortalecimento do sistema imunológico, de modo geral. Ela é tão boa para esse fim que é usada, inclusive, no tratamento de doenças debilitantes, como a dengue;

6- É cicatrizante:
A seriguela possui também efeito cicatrizante, sendo muito útil e eficaz no tratamento de feridas e queimaduras;

7- É diurética:
A seriguela reduz o inchaço no corpo, na medida em que é composta de 75% de água. Alimentos que contém muita água são diuréticos naturalmente;
Propriedades da Seriguela:
A Seriguela é uma excelente Fonte de Vitamina A, Vitamina B e Vitamina C. Além disso, A Seriguela é uma ótima fonte em vários minerais, tais como Cálcio, Fósforo e Ferro. 

A fruta é rica em antioxidantes, os compostos que atuam contra os radicais livres, moléculas capazes de causar doenças e tumores. Com relação aos tumores, ainda não se sabe se há, na seriguela, quantidades suficientes de antioxidantes para preveni-los, mas de qualquer forma, a planta é uma ótima aliada para o bom funcionamento do organismo. 

A Seriguela possui grande quantidade de fibras, que contribuem com o funcionamento do intestino e auxilia na redução das taxas de colesterol. Por ser rica em carboidratos, ela é bastante doce e uma ótima fonte de energia aos praticantes de exercícios físicos.