quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Benefícios do melão: Ajuda a emagrece e hidrata cabelo e pele

Consumir frutas e legumes de todos os tipos ajuda a reduzir o risco de muitos problemas de saúde. Estudos revelam que o aumento do consumo de alimentos vegetais diminui o risco de obesidade, diabetes e doenças cardíacas, deixando a pele e o cabelos saudáveis, aumento da energia e redução do peso. Nutrientes e propriedades específicas oferecem diversos benefícios à saúde, com o consumo regular de frutas, verduras e legumes.

Hoje eu trouxe para você o melão, que é uma excelente opção para quem quer emagrecer e hidratar a pele.

O melão é uma fruta com baixas calorias e rica em vitamina A e flavonoides, poderosos antioxidantes que atuam prevenindo problemas como doenças cardíacas e envelhecimento precoce.

Veja aqui 10 dos principais benefícios do melão:
1- Melões são ótimos para manter a saúde da pele e dos cabelos
O melão é uma das frutas mais lembradas quando tratamos da manutenção da saúde da pele. De acordo com Dawn Gallagher, autor de Nature’s Beauty Secrets, ou os Segredos Naturais da Beleza, “O melão é uma das melhores fontes naturais de antioxidantes”. Ainda segundo o autor, “Os melões contêm licopeno e vitaminas A e C, as quais ajudam o corpo a combater os radicais livres que causam danos às células e os sinais de envelhecimento”.

A vitamina é um nutriente necessário para a produção do sebo que mantém o cabelo hidratado e saudável. Ela também auxilia no crescimento de todos os tecidos corporais, incluindo as células da pele e dos cabelos.

A ingestão adequada de vitamina C é necessária para a construção e a manutenção do colágeno, que serve como estrutura para a pele e o cabelo. Um copo de melão fornece 97% das necessidades diárias de vitamina C.

O melão também possui propriedades que repõem a umidade e o brilho dos nossos cabelos quando amassados e aplicados diretamente neles como uma máscara.

2- Melão é uma boa fonte de carboidrato para antes e depois do treino
Devido ao seu relativamente baixo teor de frutose, o melão é uma das poucas frutas que funcionam como um carboidrato de digestão rápida. Isso faz com que seja uma boa opção de carboidrato para ser ingerido pela manhã, depois de uma longa noite de jejum e um dos poucos bons frutos para comer após os treinos.

O melão também possui cobre, um mineral que auxilia na capacidade do corpo em reparar os músculos e tecidos desgastados pelos exercícios físicos.

3- Os benefícios do melão para a perda de peso
Reduzir calorias e limitar a quantidade de doces processados ??que ingerimos pode ajudar a perder peso. Ao contrário de sobremesas processados, melões têm açúcares que ajudam a satisfazer o paladar ingerindo poucas calorias. O melão serve tanto para perder peso quanto para manter um peso saudável.

Isto se dá também porque a fruta, além de conter poucas calorias, possui alto teor de água, o que dá sensação de saciedade e ajuda a controlar a quantidade de alimentos e calorias que serão inseridos na dieta.

Além disso, alimentos com baixa densidade de energia e baixo teor de gordura como o melão pode ajudar a reduzir o peso e o risco de desenvolver diabetes tipo dois.

4- Auxilia na hidratação 
O melão em suas diferentes variedades possui alto teor de água e eletrólitos e por isso é perfeito para repor líquidos perdidos em temperaturas mais elevadas ou após o treino para evitar a desidratação.
5- Previne a degeneração macular relacionada com a idade
Existe um antioxidante presente em algumas variedades de melão chamado zeaxantina. Ele existe também na retina dos nossos olhos e serve para filtrar os raios de luz prejudiciais à saúde dos olhos.

Um consumo maior de todos os tipos de frutas – três ou mais porções por dia – pode trazer inúmeros benefícios como diminuir o risco e a progressão da degeneração macular relacionada com a idade.

6- Consumir melão pode ajudar na prevenção à asma
Os riscos para o desenvolvimento de asma são mais baixos em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes. Um desses nutrientes é o betacaroteno, encontrado em frutas amarelas e alaranjadas como melão, abóbora, cenoura e folhas verdes como espinafre e couve. A vitamina C é outro nutriente importante que pode trazer benefícios do melão como a proteção contra a asma.

7- Estudos associam o melão à diminuição do risco de alguns tipos de câncer
Dietas ricas em betacaroteno proveniente de vegetais como o melão podem desempenhar um papel protetor contra o câncer de próstata, segundo um estudo realizado pelo departamento de nutrição da Harvard School. Outros estudos feitos no Japão apontaram que o betacaroteno também pode ter uma associação com a diminuição do desenvolvimento de câncer de cólon na população daquele país.

8- Melão ajuda a manter a pressão sanguínea e a densidade da massa muscular
O teor de fibra, potássio, vitamina C e colina presentes no melão ajudam a promover a saúde geral do coração. Consumir alimentos que são ricos em potássio pode ajudar a diminuir a pressão arterial e obter níveis ideais de potássio é quase tão importante como diminuir a ingestão de sódio para o tratamento da pressão arterial alta. Os alimentos que são ricos em potássio incluem melão, abacaxi, tomates, laranjas, espinafre e bananas.

O consumo ideal de potássio também está associado a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, à proteção contra a perda de massa muscular, à manutenção da densidade mineral óssea e à redução da formação de pedras no rim, pontos que consequentemente são benefícios do melão à nossa saúde.

9- Ajuda na digestão
O melão é rico em fibras e água. Ambos os elementos ajudam a prevenir a constipação, promovem a regularidade intestinal e mantêm o sistema digestivo saudável.

10- Auxilia na regeneração dos tecidos celulares e no fortalecimento do sistema imunológico
A vitamina C presente no melão é um antioxidante que desempenha um papel importante no crescimento e na manutenção de todos os tecidos no corpo. Ela serve para auxiliar na cicatrização de feridas e na reparação de cartilagem, ossos e dentes.

A vitamina A, por sua vez, é responsável por benefícios do melão para a saúde dos tecidos dos dentes e da pele, dos ossos e das membranas mucosas. Ela ajuda o sistema de visão, promove a saúde da retina e reforça o funcionamento do sistema imunológico. O melão é altamente rico em vitamina A, com mais do que 25% da quantidade diária recomendada em uma única porção.

Para escolher um bom melão no supermercado, deve-se olhar a casca e o peso da fruta. Cascas muito brilhantes indicam que a fruta ainda não está madura, enquanto os melhores melões são aqueles mais pesados para o seu tamanho.