segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Ela tem poder antioxidante e ajuda a viver mais

Blueberry ou Mirtilo
Ela é nativa da América do Norte e da Europa, e é conhecida no Brasil como mirtilo, tem cor arroxeada e sabor cítrico. Sua fama se espalhou pelo mundo devido aos inúmeros benefícios que oferece, tendo como destaque o combate aos radicais livres que causam o envelhecimento precoce, por isso é chamada de "fruta da longevidade". Pode ser consumida ao natural ou em forma de suco, pode ser incorporada também na salada verde dando um toque adocicado e bem agradável. 

A nutricionista Anete Mecenas, que é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ, ressalta que o blueberry é um aliado poderoso para quem busca o peso ideal. "Recomenda-se que a fruta seja consumida uma hora antes de um treino aeróbico. Ela vai ajudar o organismo a queimar melhor as gorduras. Cada 100g contém apenas 56 calorias. Aconselha-se consumir entre 30 a 50 gramas por dia", ressalta a nutricionista, especialista em alimentos funcionais, nutrição esportiva e nutrigenômica.
Eu vou te mostrar agora, 7 bons motivos para você incluir esta frutinha à sua alimentação.
1- Ela tem poder antioxidante
O mirtilo é uma das frutas com maior quantidade de antioxidantes, principalmente pelo alto nível de antocianinas, que é um pigmento de origem vegetal. Esses agentes ajudam a manter o sistema imunológico forte, auxiliando também no combate contra algumas doenças crônicas, cardiovasculares e até degenerativas.

2- Longevidade
Com apelido de "fruta da longevidade" o blueberry preserva o sistema imunológico, deixando-o mais saudável, fazendo com que o organismo consiga combater com mais eficácia doenças e infecções.
3- Contra o envelhecimento precoce
Devido à grande quantidade de antioxidantes presentes, essa fruta tem grande capacidade de combater os radicais livres, causados pelo estresse, cigarro, poluição etc. Essas moléculas, quando aparecem em excesso no nosso corpo, geram a oxidação celular, que por sua vez resultam no envelhecimento precoce.

4- Preserva a memória
O blueberry ajuda contra os efeitos da degradação do cérebro. Com isso, preserva não apenas a memória como também evita o desenvolvimento de doenças relacionadas ao sistema nervoso central, como o mal de Alzheimer.

5- Auxilia no índice glicêmico
Para quem tem diabetes, o mirtilo é uma ótima opção. Seu baixo nível de açúcar ajuda na regulação da glicemia no sangue. Lembrando que ele possui frutose, uma espécie de "adoçante natural" das frutas, que ajuda a fornecer energia para o corpo.

6- Diminui riscos de problemas cardiovasculares
Ajuda no fluxo sanguíneo e também reduz as chances de ataques cardíacos em mulheres.
7- Diminui o colesterol
A presença de fibras solúveis presentes no mirtilo ajudam a reduzir o nível do mau colesterol.

Fonte: Blueberries Por Jorge B. Retamales,Hancock and Retamales, James F. Hancock, Editora Cabi, 2012.