segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Mais azedo que limão. Você conhece o Biribiri?

Esta é uma matéria bem interessante, pois me leva de volta à velha infância, onde uma de minhas travessuras favoritas era entrar no quintal do vizinho para comer essa frutinha que de tão azeda, dá água na boca só de ver a foto. O que eu não sabia era dos benefícios que ela oferece, e que aqui nesta matéria vou dividir com vocês o que descobri sobre ela. Vamos lá então?

Biri-biri (Averrhoa bilimbi) é um fruto originário das Ilhas Molucas, sendo cultivado em países de clima tropical e conhecido como bilimbi, bilimbino, azedinha e limão caiena. Ele é cultivado no sudeste asiático em países tais como Índia, Malásia, Tailândia e na América do Sul.

No Brasil, o fruto é encontrado principalmente no Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e na Bahia e Maranhão, sendo muito utilizado na culinária baiana e apreciado pelos baianos.

O fruto é de ciclo perene, apresenta forma cilíndrica, possui cor esverdeada, tamanho que varia de 4 a 10 cm, tendo sabor bem ácido e altas doses de vitamina C.

O biribiri é usado como substituto do limão na culinária, além de servir para preparação de vinagre, geleias e variados pratos típicos indianos. No Brasil ele é usado para realçar o sabor de variadas receitas, em saladas, picles e em vinagretes.
Benefícios da fruta Biribiri para a saúde:

1- No combate a tosse:
O extrato da fruta Biribiri foi adicionado ao xarope contra a tosse, devido aos seus Benefícios na redução da tosse e do corrimento nasal. O sabor azedo também torna o xarope contra a tosse mais palatável.

2- Eficaz no Tratamento de Caxumba:
A caxumba (parotidite epidêmica) é uma doença causada pelo vírus da caxumba. Este vírus ataca as glândulas salivares parótidas, pode ser uma ou ambas as glândulas parótidas.

A doença resulta em inchaço doloroso nas glândulas parótidas. Colocar a pasta de hastes jovens e folhas de Biribiri com alho pode dar um efeito positivo na redução do inchaço.
3- Possui Efeito Antibiótico:
A seiva de hastes jovens e as folhas são usadas na medicina tradicional para reduzir inchaço, reumatismo, coceira e picadas de insetos. As hastes e as folhas jovens com 3-4 dentes de alho e transformadas em pasta lisa.

A pasta é aplicada na área afetada da pele. O efeito adstringente reduzirá o inchaço e a dor no reumatismo, reduzindo também o inchaço causado por erupções cutâneas e picadas de insetos.

4- Na redução da febre e gripe:
A decoção de frutas Biri-biri já foi usada há séculos para tratar a febre. A flor é transformada em infusão para tratar frio e tosse. A alta vitamina C nesta fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

5- Para a saúde bucal:
Você pode melhorar a sua higiene bucal bebendo o suco de Biri-biri diariamente. Ele ajuda a tratar o mau hálito, bem como doenças de goma, enquanto protege as cavidades dentárias. Ele também cuida de infecções, sapinhos, bem como a temida micose.

6- No combate a alergias:
A alergia é uma condição causada pela hipersensibilidade do sistema imunológico do corpo para algumas coisas particulares fora do corpo. As coisas particulares podem ser alimentos, drogas, ar (causando rinite alérgica e asma), metais (causando dermatite), etc.

7- Ajuda a tratar hemorroidas inflamadas:
O xarope dessa frutas pode ser usado para tratar qualquer inflamação, incluindo hemorroidas. O efeito adstringente ajuda a reduzir o sangramento retal.

8- No tratamento da obesidade:
Na Índia, as frutas Biribiri são usadas na medicina tradicional para controlar a obesidade. As pessoas nativas acreditam que a fruta Biribiri contém agentes anti hiperlipidêmicos, de modo que pode evitar ganho de peso. Como já sabemos, a obesidade pode levar a várias doenças.

9- Beneficio do Biribiri contra acne:
Às vezes, os maus hábitos alimentares ou funcionamento inadequado do fígado desencadeia a acne e espinhas. Nesses casos, os chás de ervas podem funcionar como mágica para corrigir o problema. O Biri-biri, têm estabelecido reputação como tratamentos anti-acne e têm sido utilizados para este efeito em todo o mundo.

10- Para a saúde dos ossos:
Seus dentes e ossos ficam mais fracos e menos densos à medida que envelhecem. Os suplementos de cálcio podem ser uma boa opção, mas o preenchimento de alimentos ricos em cálcio é muito melhor.

Efeitos colaterais do Biribiri:
O suco de frutas Biribiri contém alto teor de ácido oxálico. O ácido oxálico pode formar oxalato em nosso corpo. Oxalatos tem sido conhecido por causar necrose tubular que leva à insuficiência renal aguda. Portanto, não devemos consumir esse fruto excessivamente. Basta consumi-lo moderadamente e a fruta lhe dará um corpo saudável.