sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Quais os benefícios que a cebola oferece à nossa saúde?

Os benefícios da cebola vão diversos e essenciais para a boa saúde. Através de um alto suprimento de nutrientes e antioxidantes, esse alimento pode ajudar a prevenir diversas doenças e potencializar a sua imunidade.

A cebola pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, facilitar a construção de ossos fortes e proteger a inflamação; que sabemos que está na raiz da maioria das doenças.
Benefícios da cebola
A cebola (nome da espécie Allium cepa L) faz parte da família das plantas Liliaceae, que também inclui outros vegetais saborosos como o alho e alho-poró.

Os vegetais de Allium, contêm óleos terapêuticos que possuem compostos de enxofre (sulfóxido de cisteína), são parcialmente responsáveis ??pelo seu cheiro e sabor. 

De acordo com estudos, a cebola pode ajudar no tratamento contra o câncer, prevenção de doenças cardíacas, prevenção de artrite, asma, diabetes e distúrbios neurodegenerativos.

Alguns dos antioxidantes mais importantes da cebola, incluem flavonoides como quercetina e antocianinas. Pelo menos 25 flavonóis diferentes foram identificados em todas as variedades de cebolas.

A quercetina é considerada um fito nutriente anti-histamínico, que é frequentemente encontrado em produtos de alergia, porque pode reduzir os efeitos das histaminas no sistema imunológico. (1)

Outra forma de flavonóides de cebolas são sulfatos de alquenil cisteína, compostos de enxofre.

Possuem uma série de benefícios para a saúde, incluindo propriedades anti-carcinogênicas, atividade antiplaquetária, atividade antitrombótica, efeitos anti-asmáticos e antibióticos. (2)

Muitos dos benefícios para a saúde da nutrição, são trazidos pela cebola (especialmente quando se diz respeito sobre tratar naturalmente o câncer) (3).

Confira a seguir motivos fundamentais para incluir a cebola em sua alimentação de verdade.
Previne o câncer
De acordo com muitos estudos clínicos que analisam os benefícios nutricionais da cebola.
As cebolas ajudam a reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon, ovário e boca através do seu rico suprimento de antioxidantes que previnem o dano celular.  
Os compostos de enxofre da cebola foram encontrados em estudos para prevenir o crescimento de tumores e desenvolvimento de câncer, protegendo as células da mutação e induzindo a apoptose (4).

Protege a saúde do coração
A saúde do coração está entre os benefícios da cebola. Devido à presença de fibrinolíticos, ela oferece proteção cardiovascular, reduzindo o risco de formação de coágulos sanguíneos.
Além disso, eles podem proteger contra o colesterol LDL “ruim”. Eles fazem isso limitando a atividade dos radicais livres prejudiciais nos vasos sanguíneos, reduzindo o estresse oxidativo e melhorando a circulação sanguínea e os níveis de pressão arterial.

Ajuda a manter ossos fortes
A cebola podem ajudar a estimular uma maior densidade mineral óssea, o que reduz o risco de fraturas.
Um estudo realizado pelo Departamento de Medicina Familiar da Universidade da Carolina do Sul, descobriu que a densidade óssea aumentou em mulheres, à medida que a frequência do consumo de cebola cresceu.
Pesquisadores concluíram que as mulheres que consomem cebolas com mais frequência; podem diminuir o risco de fraturas do quadril em mais de 20%, em comparação com quem não consome. (5)
Um possível mecanismo responsável pelos benefícios de construção óssea da nutrição dela, pode ser uma substância que ajuda a inibir a quebra do osso, preveni a osteoporose e a perda óssea induzida por corticosteroide reversa.

Previne e gerencia a diabetes
A prevenção da diabetes também faz parte dos benefícios da cebola. Uma grande meta-análise feita pelo Instituto de Pesquisa de Recursos de Plantas na Coréia, descobriu que o extrato de cebola pode ajudar a combater o diabetes.
O consumo regular pode ajudar a reduzir as concentrações de glicose plasmática e o peso corporal (6).
Elas ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue liberado na corrente sanguínea, e a prevenir a resistência à insulina.

Reduz o risco de artrite e asma
Ela também pode ajudar na prevenção de artrite e asma. Ótimo alimento anti-inflamatório, e são uma das melhores escolhas vegetais se você sofre de doenças inflamatórias dolorosas, como artrite ou asma.
De acordo com a Fundação Nacional de Artrite, a quercetina encontrada nas cebolas pode ser especialmente benéfica para os sofredores de artrite porque ajuda a inibir leucotrienos causadores de inflamação, prostaglandinas e histaminas que pioram a dor e o inchaço. (7)

Protege contra infecções respiratórias
Benefícios Da Cebola: Previne Resfriados. Imagem: (Divulgação)
Um dos principais benefícios da cebola para a saúde, inclui a proteção imunológica. Tente consumir mais cebolas como forma natural de vencer e prevenir resfriados.
Especialistas acreditam que certos nutrientes presentes na cebola podem aumentar a defesa imunológica, combater a inflamação, reduzir o muco nas passagens nasais, pulmões e sistema respiratório.

Pode ajudar com a fertilidade
Os antioxidantes têm um grande impacto nos parâmetros de saúde do esperma, de modo que as cebolas podem ser uma maneira natural de melhorar a fertilidade.
Quando os pesquisadores da Universidade Azad no Irã, investigaram os efeitos das cebolas sobre a fertilidade dos ratos; foi descoberto que a testosterona total aumentou significativamente, assim como a concentração, viabilidade e mobilidade do esperma nos ratos que receberam altos níveis de cebolas ao longo de 20 dias. (8)

Os relatórios mostram que as cebolas são na verdade, um dos vegetais menos contaminados com produtos químicos de pesticidas.  
Portanto, a compra de cebolas orgânicas nem sempre é necessária se você estiver em busca de uma alimentação de verdade.

Sabe-se que as cebolas duram muito. Você pode armazená-las em sua bancada por cerca de um mês antes de começarem a ficar ruins, então não há desvantagem para estocar esse alimento, além de fazê-las em conserva.

Mas não se esqueça, todo alimento mesmo que seja natural, precisa ser consumido de forma equilibrada.

Fonte:
Dr. Juliano Pimentel