sábado, 25 de agosto de 2018

Receitas de sucos para tratar a anemia

A anemia é uma condição que ocorre quando a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue diminui consideravelmente ou estes não contêm a hemoglobina suficiente. Isto pode acontecer por vários fatores, entre os quais se destacam uma alimentação baixa em ferro e uma perda de sangue por hemorragia ou determinadas doenças. Para aumentar os níveis de ferro e combater esta condição, adaptar nossa alimentação é fundamental. Além de modificar as refeições, temos a possibilidade de complementá-las com sucos naturais ricos em ferro. Continue lendo este artigo e descubra dicas de como fazer sucos para a anemia.

Entenda a importância de tratar a anemia:
A primeira coisa que você precisa saber é que existem vários tipos de anemia; Em qualquer um dos casos, esta condição caracteriza-se por uma redução do número de glóbulos vermelhos, mas, o que isto quer dizer exatamente? Os glóbulos vermelhos são formados por uma proteína rica em ferro denominada hemoglobina, a qual cumpre uma das funções mais importantes do organismo, a de transportar o oxigênio a todas as partes do corpo. Quando os níveis de hemoglobina são insuficientes esta função se vê gravemente afetada deixando de distribuir adequadamente o oxigênio. Caso não se trate, a pessoa anêmica se sentirá cada vez mais cansada e fraca a ponto de ocorrer um desgaste do organismo que, às vezes, pode chegar a ser irreversível.

Uma das melhores formas de aumentar os níveis de hemoglobina é potencializando a ingestão de ferro. Outra das causas que podem provocar a anemia é a dificuldade de absorver este mineral, por isso é importante, também, prestar atenção à vitamina C, que favorece esta absorção.

Suco para a anemia de beterraba, cenoura e laranja:
Determinados vegetais como a beterraba são uma grande fonte de ferro, por isso preparar um suco com eles pode ser muito bom para o tratamento da anemia. Uma das características mais conhecidas da laranja é seu alto teor de vitamina C, essencial para favorecer a absorção de ferro e aumentar os níveis de hemoglobina. Por sua vez, a cenoura é um dos produtos mais recomendados para pacientes com anemia. Para preparar este suco você vai precisar de:

1 beterraba
1 cenoura
6 laranjas
Para elaborá-lo você deverá extrair o suco das 6 laranjas, lavar, descascar e cortar tanto a beterraba como a cenoura e bater tudo em um liquidificador ou em uma batedeira. Depois, coloque na geladeira e beba-o frio.
Suco para a anemia de maçã, morango, amora, limão e laranja:
As frutas constituem outra das maiores fontes de ferro, ideais para os pacientes com anemia. Além disso, especialmente as frutas vermelhas, como o morango, e os cítricos, como o limão e a laranja, contam com um alto teor de vitamina C, por isso sua combinação é perfeita para melhorar a qualidade dos glóbulos vermelhos. Para preparar este suco para a anemia você vai precisar de:

2 maçãs
50 g de amora
1 limão
1 laranja
200 g de morangos
Primeiro, extraia o suco do limão e da laranja e reserve no recipiente do liquidificador ou em um de borda alta. Depois, lave, descasque e corte a maçã, lave os morangos, retire o talo e corte-os também. Adicione estes ingredientes e as amoras ao recipiente com os sucos e bata tudo até obter o suco vermelho. Guarde na geladeira até ficar frio.
Suco para a anemia de espinafre, aipo e cenoura:
2 cenouras
1 talo de aipo
1 punhado de espinafre
Lave, descasque e corte as cenouras e coloque no copo do liquidificador. Lave bem o aipo e corte-o, lave também as folhas de espinafre e acrescente tudo ao mesmo recipiente. Agora bata tudo até obter o suco e coloque-o na geladeira para esfriar.

Suco para a anemia de beterraba:
A beterraba por si só já constitui um remédio natural muito eficaz para tratar a anemia graças ao seu alto teor em ferro, vitamina C, fibra e propriedades antioxidantes. Por isso, não é necessário recorrer a uma longa lista de ingredientes para preparar um suco para a anemia, podemos elaborar um a partir deste único ingrediente ou misturá-la com uma fruta cítrica, como o limão ou a laranja, um vegetal como a cenoura ou uma maçã. Simplesmente lave a beterraba, corte-a e triture-a. Se quiser acrescentar outro ingrediente, selecione o que mais gostar e bata junto com a beterraba.
Coe e beba gelado.

Atenção:
Este é um artigo meramente informativo. Antes de iniciar qualquer tratamento, procure um médico de sua confiança.