domingo, 9 de setembro de 2018

Araticum, uma fruta conhecida por poucos, mas de grande poder medicinal

O Araticum é uma planta nativa do serrado brasileiro. Apesar de pouco conhecida, o araticum oferece inúmeros benefícios à nossa saúde. Nesta matéria, vou mostrar algumas das principais propriedades e benefícios que o araticum tem a nos oferecer.

O Araticum, além de ser saboroso, também é composto por diversos nutrientes. Entre eles, podemos destacar:
Vitaminas do Complexo B;
Vitamina A;
Vitamina C;
Magnésio;
Potássio;
Fósforo;
Cálcio;
Ferro.

Sem contar que, o Araticum, também é uma fonte poderosa de energia e com pouca gordura, o que contribui para a saúde. Agora que você já conhece o valor nutricional que essa fruta pode promover, confira os benefícios abaixo! Então confira agora os Benefícios do Araticum Para Saúde:

1- Ajuda no Processo de Emagrecimento:
Precisa perder alguns quilinhos? Por conter fibras, essa fruta ajuda a controlar fome e possui baixo índice de calorias.

2- Benefícios do Araticum  Contra a Artrite:
O magnésio presente no Araticum age eliminando os ácidos presentes no organismo, o que previne problemas como a artrite e o reumatismo.

3- Mantém os Cabelos com Vida:
Para as mulheres que estão com os cabelos ressecados, o Araticum, por ser rico em vitamina A, é um excelente aliado para manter a maciez dos fios.

4- Ajuda a Combater a Retenção de Líquidos:
Os sucos e os chás feitos com a casca do Araticum são poderosos diuréticos que irão acabar com a retenção de líquidos e melhorar a sensação de inchaço.

5- Benefícios do Araticum Contra a Prisão de Vente:
Por serem frutas ricas em fibras, ajudam a regular o intestino e auxilia na eliminação de toxinas do corpo.

6- Combate e Previne a Anemia:
O Araticum, por possuir grande quantidade de ferro e vitamina C, é um importante combatente da anemia, um problema que está muito comum atualmente, por conta da ausência de uma alimentação balanceada.

7- Combate o Envelhecimento Precoce:
Por ser uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C, o Araticum luta contra os radicais livres e previne o envelhecimento da pele.

8- Melhora o Funcionamento do Intestino:
As sementes do Araticum são usadas por muitos para combater a prisão de ventre. Porém, apenas o fruto, se consumido regularmente, pode melhorar o sistema digestivo e soltar o intestino.
9- Benefícios do Araticum Para o Sistema Imunológico:
O Araticum pode ajudar a neutralizar os radicais livres e fortalecer o nosso organismo, prevenindo dores de cabeças e resfriados. Também ajuda a combater o envelhecimento precoce das células e beneficia a cicatrização de ferimentos.

10- Alivia Dores de Cabeça:
Sofre com dores de cabeça constantes? A temida enxaqueca pode ser aliviada com algumas folhas da árvore umedecidas e colocadas sobre a testa.

11- Promove a Saúde dos Músculos:
O consumo regular do Araticum pode combater a fraqueza muscular, graças a presença do magnésio e do cálcio, que também é fundamental para a saúde dos ossos, além de prevenir cãibras e controlar a pressão arterial.

12- Benefícios do Araticum Para Auxiliar na Gravidez:
Se você está grávida ou planejando ter um filho também pode ter o Araticum como a sua aliada para melhorar a sua saúde e do seu bebê. Isso porque as vitaminas e minerais presentes na fruta podem ajudar a desenvolver o cérebro e o todo o sistema nervoso, além do sistema imunológico do feto de forma saudável e eficaz.
Além disso, o seu consumo também pode evitar os riscos de aborto e, ainda, amenizar as dores do parto. Durante os primeiros meses de gestação, também é possível aliviar os sintomas da chamada “doença da manhã”, combatendo as náuseas, enjoos, dormências e alterações de humor comuns deste período, além de ajudar na produção de leite materno.

13- Ajuda no Combate a Asma:
O é Araticum rico em vitamina B6, e também pode ser consumido para prevenir ou combater os sintomas da asma, como é o caso dos ataques asmáticos. Além disso, comer a fruta também pode ajudar a diminuir a inflamação brônquica.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os benefícios do araticum para a saúde, tente incluir esta fruta em sua dieta alimentar.