quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Benefícios da fruta umbu

De cor esverdeada, com frutas cuja aparência é semelhante a uma batata e uma polpa com sabor ácido, porém delicioso, a fruta umbu é originária da região da Caatinga, além de poder ser encontrada em estados brasileiros como Piauí, Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco e no norte e nordeste de Minas Gerais.

Vamos conhecer a partir de agora alguns dos benefícios da fruta umbu para saúde e boa forma e descobrir todo o poder deste alimento.
1- É nutritiva
A fruta umbu é nutritiva e fornece componentes importantes para o organismo como proteínas, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, zinco, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.

2- Auxílio ao emagrecimento
Alimentos pouco calóricos e muito nutritivos são bastante bem vindos nas refeições de pessoas que desejam perder peso, visto que fornecem parte dos nutrientes que o organismo necessita para funcionar corretamente sem trazer o acúmulo de calorias, como é o caso da fruta umbu.

Vamos pensar juntos: se uma pessoa coloca 200 g de umbu, que equivale a 74 calorias, no lugar de um lanche como um pedaço de 100 g de bolo de chocolate de 411 calorias ou um lanche de pão francês sem miolo com uma colher de sopa de requeijão, que resulta em 133 calorias, ela terá uma boa diminuição na quantidade de calorias ingeridas em um dia.

Outro ponto positivo é que o alimento é fonte de fibras – são encontradas 2 g a cada 100 g da fruta. As fibras são conhecidas por promoverem a sensação de saciedade no organismo, o que é bastante útil para controlar o apetite e reduzir a ingestão calórica total diária.
3- Ação antioxidante
Um estudo realizado por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em conjunto com uma professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão) comprovou a presença de antioxidantes na fruta umbu.

Entre eles, os polifenóis que possuem propriedades antioxidantes e combatem os radicais livres causadores de problemas como câncer, doença no coração e artrite, além de serem os grandes responsáveis pelo processo de envelhecimento. 

4- Rico em vitamina C
De acordo com a professora e pesquisadora Maria Spínola, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o umbu possui metade da quantidade de vitamina C que é encontrada no suco de laranja e possui um teor do nutriente mais alto do que frutas como a uva, por exemplo.

A vitamina C é importante para estimular o sistema imunológico, auxiliar a absorção de ferro por parte do organismo, reparar e manter cartilagens, ossos e dentes, curar feridas e formar o tecido de cicatrização.

Veja também: Os benefícios da vitamina C para a saúde.
O componente também possui ação antioxidante, bloqueando a ação de radicais livres, e é utilizado na formação de uma proteína que, por sua vez, é usada na constituição da pele, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

5- Energético
A fruta umbu também é classificada como um energético, tanto que nutricionistas já consideraram a geleia, o suco e o doce preparado com umbu os alimentos mais energéticos da merenda escolar do município de Uauá, localizado no sertão baiano.

6- Combate a moléstias da córnea
A medicina caseira acredita que a decocção das folhas de umbu (processo em que as partes da planta são fervidas juntamente com a água durante alguns minutos), colocando uma colher de folhas em uma xícara de água, pode ajudar a combater moléstias da córnea.

Entretanto, caso você sofra com esse problema, o ideal é que converse com seu médico antes de usar o umbu para auxiliar o tratamento.

7- Vermífuga
Outra crença da medicina caseira é que a água da fruta umbu é vermífuga, ou seja, tem a ação de matar, destruir ou expulsar vermes do intestino. No entanto, assim como falamos em relação aos problemas na córnea, é necessário tratar a complicação com acompanhamento médico e não somente com remédios caseiros, consultando o especialista para saber se a fruta realmente pode ajudar.

8- Antidiarreica
Também acredita-se que a água da fruta umbu possua propriedades antidiarreicas. Como a diarreia pode ser sintoma de outra doença ou complicação, é importante que o médico também seja consultado ao experimentar o problema, inclusive para se certificar de que o umbu realmente pode colaborar nesse sentido.
Como fazer suco de umbu 
Confira a seguir uma receita de suco de umbu:

Ingredientes:
200 g de polpa de umbu;
1 xícara de água;
Adoçante a gosto;
Gelo picado.
Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador;
Bater e servir gelado.