terça-feira, 25 de setembro de 2018

Canela de velho, uma planta que é um verdadeiro milagre contra dores nas articulações

Características da canela de velho
A canela de velho – de nome científico Miconia albicans – é uma planta da família das Melastomataceae, nativa do nordeste brasileiro.

Conhecida popularmente como uma grande aliada contra a artrose e outros problemas nas juntas e na coluna, essa planta medicinal também requer moderação.
A miconia albicans, conhecida popularmente como canela de velho, é uma das plantas mais associadas a tratamentos naturais contra dores nas articulações. Seu segredo está no combo de fitoquímicos anti-inflamatórios que suas folhas ofertam. Mas o seu consumo requer moderação, pois se trata de um estimulante que afeta os batimentos cardíaco.

De acordo com a nutricionista Vanderli Marchiori, presidente da Associação Paulista de Fitoterapia, mesmo que algumas das substâncias da canela de velho sejam estimulantes, não representam perigo ao coração. “Só que o limite de consumo diário deve ser respeitado”, alerta a especialista.

Atenção às medidas e ao modo de preparo: uma colher (sopa) de folhas secas para um litro de água. Deixe ferver por até cinco minutos e está pronto para o consumo.
Ultrapassar essa quantidade com frequência afetaria principalmente o sistema digestório. Em excesso, os benditos fitoquímicos também podem gerar lesões nas células do fígado, prejudicando seu funcionamento.

Descrição da planta
Nome científico: Miconia albicans

Família: Melastomataceae

Nome popular: Canela de Velho

Partes usadas: Parte aérea da planta (folhas)

Princípio ativo: Flavonóides e compostos triterpênicos (ácido oleanólico e ácido ursólico)

Propriedades medicinais: Anti-inflamatória, analgésica (anti-nociceptivo), antioxidante, antimutagênica, antimicrobiana, antitumoral, hepatoprotetora, tônica digestiva

Tratamento terapêutico: Artrose, artrite reumatóide, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, redução de radicais livres, purificação do sangue, reumatismo, tendinite e muito mais

Uso do chá
O uso do chá de canela de velho é eficaz também para tratar dores resultantes de tendinites, torcicolos, bursites e outros processos inflamatórios, especialmente aqueles que são acompanhados de inchaço local.